CIÊNCIA & TECNOLOGIA

80 pessoas aprendem a transformar óleo em sabão

Cerca de 80 pessoas participaram das atividades

Em 17/10/2014 Referência JCC

Acabaram nesta quinta-feira (16) as oficinas oferecidas pela Prefeitura da Serra para transformar óleo usado em sabão.

A última das quatro atividades agendadas foi realizada no Centro de Convivência do Idoso de Serra Sede e contou com a presença de cerca de 30 pessoas.

Ao todo, 80 munícipes participaram das oficinas que também foram desenvolvidas nos bairros Planalto Serrano- Bloco C, Cidade Continental - Setor África e Maria Níobe.

As oficinas, realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, fazem parte do programa De Olho no Óleo, que tem como objetivo reduzir o descarte irregular do óleo de cozinha, produto altamente poluente para rios e solo.

Durante a atividade, o instrutor ensinou os participantes a fazerem o sabão através do óleo usado e também tirou dúvidas sobre como funciona o processo de preparação do produto.

 A presidente da associação de moradores de Palmeiras, Sandra Rocha, elogiou bastante a iniciativa e a forma como o programa está sendo desenvolvido: “A oficina está sendo muito positiva para mostrar aos moradores que eles mesmo são capazes de produzir o sabão. No entanto, o mais importante é que estamos reutilizando de uma forma sustentável o óleo de cozinha, diminuindo o descarte irregular”, explicou.

De Olho no Óleo

Desenvolvido pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as associações de moradores e a ArcelorMittal, o Programa De Olho no Óleo tem como objetivo implantar na Serra um sistema comunitário de coleta de resíduo de óleo vegetal domiciliar, desenvolvendo assim uma rede de coleta seletiva para um produto altamente poluente e que raramente recebe a destinação correta após ser utilizado.

Neste primeiro ano, o programa está sendo desenvolvido em 23 bairros da região de Serra Sede e a perspectiva é coletar cerca de quatro mil litros de óleo vegetal. Já para 2015, a ideia é ampliar o projeto para outras regiões e coletar em torno de 12 mil litros de óleo.

Fonte:PMS