CENÁRIO EMPREENDEDOR

A arte de empreender

Carregam como seu maior ativo a intuição, usada para guiar cada passo do percurso.

Em 21/04/2015 Referência JCC

Empreender é uma decisão de vida, em que você escolhe criar seu próprio futuro em vez de deixá-lo nas mãos de outros. Para quem segue este caminho, a liberdade conquistada é mais importante do que toda segurança que um bom emprego pode oferecer. São pessoas que fogem dos patrões pouco inspiradores para poder sonhar sem limites, arriscando-se sem medo em ambientes totalmente desconhecidos pela maior parte das pessoas. Carregam como seu maior ativo a intuição, usada para guiar cada passo do percurso.

Mas poucos empreendedores conseguem viver plenamente as possibilidades de liberdade que um negócio próprio pode proporcionar. Muitos deles acabam escravizados pelo trabalho de tal forma que vivem apenas para suas empresas, mesmo depois de consolidadas. Seus empreendimentos se transformam numa extensão de seu corpo e, naturalmente, este tipo de envolvimento passa a não valer a pena.

Tive a oportunidade de entender melhor este assunto quando Pedro Mello, autor do livro “Startup Brasil”, descreveu a arte de empreender, citando alguns exemplos natos de empreendedorismo.

Segundo ele, após inúmeras pesquisas sobre os empreendedores, especialmente os brasileiros, alguns parecem iluminados. São pessoas com brilho e talento que fazem seus negócios se desenvolverem de forma excepcional. Empreendedores visionários que criaram empresas que eram pequenas até há bem poucos anos, como milhares de outras que nasceram na mesma época.

Porém, com planejamento e estratégias inteligentes, aliados a um toque refinado de extraordinária arte, percepção e sabedoria, conseguiram transformá-las em grandes grupos econômicos, que faturam bilhões de reais por ano.

Ou então, se ainda estão longe dos faturamentos gigantescos, certamente são líderes nos setores em que atuam. Em sua maioria, mercados criados por eles mesmos a partir de sua iniciativa, criatividade e visão de futuro.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.