ECONOMIA NACIONAL

A confiança do comércio volta a crescer após dois meses

O indicador apresentou melhor resultado do que o apurado nos 4 primeiros meses de 2021.

Em 26/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que a percepção mais positiva dos comerciantes pode estar relacionada às vendas de Páscoa e Dia da Mães.

Após cair em fevereiro e março, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 2% em abril, alcançando 118 pontos e acumulando, no quadrimestre, alta de 0,86%. Apesar do crescimento modesto, o indicador, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou melhor resultado do que o apurado nos quatro primeiros meses de 2021, quando registrou queda de 9,24%.

Entre os índices analisados pela pesquisa, Condições Atuais do Empresário do Comércio se destacou positivamente, com aumento de 4,2%. Segundo a CNC, o avanço chamou a atenção por se tratar do indicador que tem registrado a maior insatisfação. O subíndice relativo à economia contribuiu com maior peso para o aumento, tendo expandido 6,5%, bem acima de avaliações quanto ao setor (3,6%) e à empresa (3,3%).

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que a percepção mais positiva dos comerciantes pode estar relacionada às vendas de Páscoa e Dia da Mães, além da expectativa pelo décimo terceiro salário dos aposentados, o aumento da participação do crédito consignado de 35% para 40% no endividamento e a entrada na economia dos recursos advindos do saque do FGTS.

“Um fator que também é muito relevante é a percepção de efeitos decorrentes da dinâmica do mercado de trabalho, que tem revelado evolução gradual”, disse, em nota.

Expectativas positivas

Segundo a CNC, a única queda registrada na composição do Icec foi no subíndice relativo à contratação de funcionários, em Intenções de Investimento, que apresentou retração de 0,1%.  Já o subíndice referente à empresa contou com o aumento mais significativo, de 3,9%, influenciando o crescimento geral do indicador, de 1,6%.

Para o economista da CNC responsável pela pesquisa, Antonio Everton, os resultados mostram otimismo em relação à dinâmica de vendas do próximo mês.

“A alta pode estar associada a ajustes e incrementos que os empresários podem pretender realizar nas suas organizações.”

Os dados também apontaram maior nível de confiança entre empresários das micro e pequenas empresas (2,1%), enquanto os das médias e grandes não revelaram variação. Já no recorte por categorias de uso, os empresários dos segmentos de bens semiduráveis (5,9%) e duráveis (5,8%) se mostraram bem mais confiantes do que os de não duráveis (0,9%).

Sobre esse aspecto, o economista avalia que um dos possíveis motivos para a alta é a apreciação cambial, com a queda do dólar, e a maior expectativa quanto à possibilidade de vendas de produtos eletroeletrônicos.

“Tudo isso vem ocorrendo devido ao entendimento de que as condições atuais estão mais favoráveis, com maior efeito inerente ao desempenho da economia, cuja evolução pode acarretar a melhoria da performance do setor comercial”, disse Antonio Everton. (Por Ana Cristina Campos/Agência Brasil)

Leia também:

Confiança da construção atinge o maior nível desde 2014
Mercado financeiro aumenta projeção para inflação em 2022
FGV: Inflação da construção civil sobe para 0,87% em abril
Sem investimentos, Brasil perde espaço para outros emergentes
Com 5G, PIB nacional pode chegar a US$ 1,2 trilhão até 2035
Economia cresceu 0,6% em fevereiro, aponta Monitor do PIB
Comitê prorroga prazo de adesão a Refis do Simples Nacional
Intenção de consumo das famílias cresce pelo quarto mês
FGV: Inflação medida pelo IGP-10 sobe para 2,48% em abril
Novo presidente da Petrobras toma posse nesta quinta (14)

TAGS:
CONFIANÇA | COMÉRCIO | INDICADOR | PÁSCOA | DIA DAS MÃES