CENÁRIO EMPREENDEDOR

A empregabilidade é um "bem" seu.

A competitividade está cada vez mais acirrada.

Em 07/06/2016 Referência JCC: Prof. José Luiz Mazolini

As notícias sobre demissões, negociações coletivas ou individuais para redução de salário, cujo objetivo é preservar a “mão de obra” ocupada, falta de vagas de trabalho, e outras, rodam no Brasil e o mundo. Elas estão tirando o sono de muita gente. Com isso, você teme não encontrar uma colocação de trabalho. Ao consegui-la, você teme perder, e não conseguir outra oportunidade.

Pois bem, não é de agora que a globalização e os avanços tecnológicos – o homem sendo trocado pela máquina – transformaram o “emprego formal” num “bem disputadíssimo”. A competitividade está cada vez mais acirrada.

Calma! Nada de desespero ou desânimo, o seu sucesso só depende de você. Se você é aquele tipo de profissional que não se contenta em ser o segundo, o terceiro, não aceita ser igual a todos, mas, sim, diferente, que faz a diferença, basta construir uma história de sucesso, ter trabalho sempre, independentemente de responder ou não a um patrão, e assim, possuir empregabilidade no cenário moderno.  
A empregabilidade está alicerçada nos pilares que dão sustentação a formação da carreira profissional, cujos degraus de acesso são representados pelas principais características da competência humana. Cito algumas:

Conhecimento: É tudo aquilo que se aprende, colocado em prática repetidas vezes, que alimenta a execução de tarefas e impulsiona a produção de resultados;

Relacionamento (Network): É uma expressão que representa uma rede de contatos. Diz respeito às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas. A palavra é a união dos termos em inglês "net" (rede) e "work" (trabalho);

Comunicação: A comunicação eficaz é aquela que agrada e todos se fazem entender, ouvindo apenas uma vez;

Criatividade: A matéria-prima básica da criatividade é a informação;

Proatividade: Se antecipar às ocorrências, não reagir aos seus efeitos;

Comprometimento: Envolvimento, dedicação e assertividade com os compromissos assumidos;

Reputação (pessoal e profissional): É o ângulo que as pessoas e empresas enxergam e acreditam (ou não) no indivíduo.

Entenda que você é responsável por construir e cuidar dessa estrutura com igual carinho, intensidade e responsabilidade.

Esteja consciente de que o emprego não lhe pertence, mas, o conhecimento e a empregabilidade são seus por direito, ninguém tira.
Jamais permita a acomodação, o que significa um convite à estagnação na carreira.

O ideal é seguir as dicas e desenvolver qualidades que o tornem um profissional diferenciado, portanto, indispensável.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.