CENÁRIO EMPREENDEDOR

A formiga

Além dos nossos problemas, queremos carregar os problemas dos outros.

Em 24/03/2015 Referência JCC

Recentemente, estava folheando alguns livros quando me deparei com a seguinte história, contada por um autor desconhecido:

“Observando algumas formigas no jardim da minha casa, percebi que todas seguiam uma mesma rota, carregando folhas maiores que elas mesmas, mas seguiam firme em direção ao formigueiro, que estava a poucos passos adiante, o que, para elas, deveria representar uma grande viagem.

De repente, percebo que uma delas está com uma folha exageradamente grande nas costas, deveria ser pelo menos vinte vezes maior que ela, e seu esforço era notado à distância. Fiquei ali imaginando o orgulho dessa formiga presunçosa, carregando aquela folha gigantesca e como ela deveria estar ansiosa em mostrar à formiga rainha como era forte, como era capaz, quem sabe até ganharia uma promoção?

Enquanto a fila de formigas seguia em direção ao formigueiro, essa formiga girava em volta de si mesma, sem conseguir sair do lugar. Seu esforço era tão grande que mal avançava um passo, voltava dois para trás. Estava tão cega, tão entretida na sua luta de carregar aquele mundão nas costas que nem percebeu que todas as formigas largaram as folhas para escapar do pé de um menino que vinha correndo atrás de uma bola. As formigas escaparam, por pouco, mas nossa amiguinha não teve a mesma sorte, morreu esmagada, agarrada a sua folha gigante.”

Através desta história entendi que, assim como a formiga, muitas das vezes nós, seres humanos inteligentes e sensíveis, queremos carregar nos ombros um peso maior do que podemos suportar. Além dos nossos problemas, queremos carregar os problemas dos outros, as dores do mundo e a ganância de querer mais, de ser melhor. Quando acordamos para a realidade, estamos esmagados pelo peso da insensatez.

Para alcançar nossos objetivos, seja na vida pessoal, profissional ou empresarial, em algum momento teremos que deixar a folha para trás. Cuidar bem da saúde, planejar, buscar o impossível, para estar sempre preparado, aprendendo novas estratégias, nos qualificando, seguindo os bons exemplos, fazendo diferente, construindo bases sólidas de relacionamentos saudáveis e, assim, consolidar marcas e lembranças positivas onde permanecemos ou por onde passamos.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.