SAÚDE

A importância da hora de ouro no desenvolvimento do bebê

Primeira hora de vida é um dos momentos mais importantes no desenvolvimento da criança.

Em 23/07/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Freepik

Estudos mostram que a primeira hora pós-nascimento é muito importante para proteger a saúde da mãe e garantir benefícios ao recém-nascido.

A primeira hora de vida é um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento da criança. A chamada “hora de ouro” representa a primeira hora da mãe com o seu recém-nascido após os nove meses de expectativa. Esse é um dos momentos mais esperados entre mamãe e bebê e se faz muito importante por toda a vida.

“O cuidado neonatal para o recém-nascido, tanto de parto normal ou cesárea, precisa ser feito de maneira humanizada. Você tem a ‘hora de ouro’, o cuidado com a amamentação, o contato precoce com a mãe, a amamentação ainda na sala de parto. Vários estudos vêm mostrando que o maior contato com mãe é importante para o resto da vida do bebê”, revela a pediatra e coordenadora da Utin da Maternidade Unimed Vitória, Iria Giacomin.

Segundo a especialista, a “hora de ouro” é importante para a parte emotiva do recém-nascido, para a colonização da sua flora intestinal e para a amamentação na primeira hora de vida.

“Aquele bebê que consegue mamar nessa primeira hora é mais eficaz no processo de amamentação e ainda protege a mãe de hemorragia pós-parto, além de uma série de outros benefícios”.

Para o recém-nascido, o contato com a mãe no aconchego de seus braços, sentir seu cheiro e seus batimentos cardíacos o ajudam na transição do útero para o mundo externo, ambientes tão distintos. Nesse momento em que o corpo da mãe passa por mudanças, o instinto de cuidar e proteger é despertado. O vínculo é estabelecido pelo tato e afeto. Por isso, os bebês saudáveis são colocados sobre o peito da mãe em seguida do nascimento.

Humanização

Um olhar mais humanizado no acolhimento da mãe e da criança tem sido praticado com base no programa nacional Parto Adequado. A aplicação da atenção humanizada ao bebê vem alterando procedimentos do pós-nascimento, como a concepção do banho do bebê, que agora somente é dado depois de 24 horas de vida.

“A criança não é mais pesada na primeira hora, assim como não passamos a sonda orogástrica neste momento. Temos toda uma mudança na consciência do pediatra dentro dos conceitos da humanização e isso tem trazido bastante retornos muito bons, as mães ficam muito satisfeitas”, detalha Iria.

A Maternidade Unimed faz parte do programa Parto Adequado, uma parceria da Agência Nacional de Saúde Suplementa (ANS) com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) que visa identificar modelos inovadores de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica na saúde suplementar. O propósito é oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós-parto. (Por Marcella Andrade Sucupira)

Leia também:

Prefeitura de Serra abre agendas para vacinas da covid e gripe
Vila Velha abre agenda para vacinação contra covid e gripe
Cariacica realiza mutirão de vacinação no próximo sábado (24)
Com baixa no estoque de sangue, Hemoes faz apelo a doadores
Tratamento pode fazer câncer de mama regredir mais rápido
Mais de 13 milhões da vacina Pfizer devem chegar ao Brasil
ES receberá mais 158.800 doses para vacinar contra covid-19
Leucemia linfocítica aguda pediátrica cada vez mais curável
Julho Verde conscientiza sobre câncer de cabeça e pescoço
Férias com as crianças exigem cuidados contra contaminação
Prefeitura de Serra oferece fisioterapia pulmonar pós-covid
ES vai ofertar 50 mil cirurgias eletivas neste segundo semestre
Prefeitura de Serra abre agenda para vacinar contra covid e gripe
Prefeitura de Serra abre agenda para 2.430 vagas de vacinas
Prefeitura de Serra abre agenda para 6.790 pessoas contra covid
Prefeitura de Serra abre agenda para 1ª e 2ª doses contra covid
19 mil capixabas não retornaram para 2ª dose da AstraZeneca
Incontinência urinária pode piorar no inverno, diz urologista
Campanha Julho Amarelo conscientiza sobre hepatites virais
Julho Verde alerta para prevenção ao câncer de cabeça e pescoço
Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte

TAGS:
FÉRIAS | ANOREXIA | VACINA | PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE