CIÊNCIA & TECNOLOGIA

A sustentabilidade avançando no setor de construção civil

Engenheiros priorizam práticas que colaboram com a preservação do meio ambiente.

Em 31/12/2018 Referência JCC, Marília Marques

Divulgação

Cada vez mais engenheiros priorizam práticas que colaboram com a preservação do meio ambiente. Segundo o engenheiro Christion Dias, da Guide Engenharia, um projeto para ser considerado sustentável deve ter soluções conscientes desde a concepção, até a execução, ampliação, materiais, reforma e até mesmo na demolição. “A construção verde além de amenizar os impactos à natureza, reduz os resíduos e utiliza com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia, gera menos manutenção e valoriza o imóvel”, esclarece o especialista. O engenheiro também explica que é possível aliar sustentabilidade, estética, funcionalidade e design.

VERÃO: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Algumas soluções verdes para uma construção ser sustentável incluem captação e reaproveitamento de água de chuva e dos chuveiros, torneiras com arejador que podem economizar até 20% em relação às normais, descargas com fluxo duplo e painéis solares. Alguns materiais que podem ser usados são madeira plástica, solo cimento, concreto reciclado, entre outros.

Tendências em destaque no setor

Materiais sustentáveis

Madeira plástica -  feita com plásticos recicláveis e resíduos vegetais que seriam descartados, a madeira plástica geralmente é usada em ambientes externos, por ser resistente à ação das intempéries e não absorver umidade.

Revestimento de bambu – o bambu é sustentável e não precisa de muito tempo para se renovar, podendo ser colhido anualmente, não trazendo prejuízos à natureza. Pode ser usado como revestimento e sua durabilidade é parecida com madeiras como jatobá e eucalipto e requer pouca manutenção: basta um pano úmido para limpá-lo e é fácil de instalar.

Tinta mineral natural – feita à base terra crua e emulsão aquosa, a tinta mineral natural não contamina o ambiente, é lavável, durável e tem propriedades térmicas. As tonalidades são branco, marrom, cinza e preto.

Bloco de Adobe - feito com argila, areia, água e palha ou outras fibras.

Tijolo prensado - por não serem assados, evitam emissão de gases de efeito estufa.

Energia solar fotovoltaico

O uso de painéis fotovoltaicos reduz o consumo de energia por aproveitarem melhor a luz natural, “administram” o consumo de água e o conforto térmico. A energia se forma da seguinte forma: quando sol atinge a célula os elétrons se movimentam gerando uma corrente elétrica.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Telhado verde

Os telhados verdes são instalados em coberturas de residências ou prédios, permitindo a implantação de solo e vegetação sobre as construções. Além de transformarem a paisagem das cidades esteticamente, os telhados verdes diminuem a ilha de calor, absorve até 90% mais o calor que os sistemas convencionais, as plantas produzem oxigênio e ainda é possível criar um espaço agradável no terraço com várias possibilidades de uso.

Reuso de águas cinzas

O reuso de águas cinzas, que são águas provenientes de máquinas de lavar, do banho, tanque de roupas, entre outros, é uma alternativa para diminuir o consumo de água. Algumas opções para reutilização dessas águas são em descargas sanitárias, limpeza de pisos, paredes, quintal e veículos.

Adequação climática

Um projeto ecológico deve buscar adequação ao clima do local para melhorar as condições de ventilação, iluminação e aquecimento, para minimizar o consumo de energia e oferecer conforto térmico.