CENÁRIO EMPREENDEDOR

A tolerância é um dos pilares da base do sucesso.

Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos.

Em 07/06/2016 Referência JCC: Prof. José Luiz Mazolini

O grande pensador, Victor Hugo, dizia que “a tolerância é a melhor das religiões.” Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos. Ele orientava para que as pessoas fossem como os pássaros, que ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas.

A tolerância é considerada uma das principais características da competência humana que contribui decisivamente na construção da formação pessoal, carreira acadêmica e profissional, implementação de projetos de negócios, na consolidação do relacionamento conjugal, familiar e tal. Pessoas que possuem e praticam essa característica são, notadamente, muito mais assertiva em suas escolhas. Elas estabelecem seus objetivos como possibilidades - nunca como expectativas - atitude que auxilia positivamente na definição e elaboração das estratégias e táticas de comportamento, comunicação, relacionamentos, marketing, etc., minimizando riscos nas tomadas de decisões, rumo ao sucesso.

As pessoas tolerantes se valem do bom senso, são leves, suaves, equilibradas, perceptivas, possuem a sutileza de observar o ambiente, o cenário, e o que neles existem, sem serem observadas. Diante das situações, elas mantêm a postura menos impulsiva e mais racional, com paciência e discernimento, ouvem mais, falam menos e agem proativamente.

É possível perceber que os tolerantes têm muito mais chances de conquistarem os mais cobiçados cargos de liderança, se destacam pela alta performance, impulsionados pela real capacidade de produzir e entregar resultados extraordinários, no menor espaço de tempo.

Além disso, o tolerante tem a competência para liderar, administrando as diferenças em ambientes de conflitos e estresse, estabelecendo relacionamentos saudáveis, resgatando o clima de confiança positivo, motivado e produtivo.

Portanto, cuidar bem da saúde, ir ao médico, trabalhar, praticar esportes, dar atenção ao que é realmente importante e necessário, manter o equilíbrio, preservar a família,  valorizar as pessoas e fortalecer boas amizades são essenciais para aumentar a capacidade de tolerância, mesmo diante das situações adversas.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.