Aberta a temporada turística de inverno no Espírito Santo

Governo lançou o site descubra o Espírito Santo, circuito Três Santas e sinalização turística.

Em 23/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom-ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou que o Espírito Santo é privilegiado devido à grande diversidade de destinos turísticos.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), entregou, nesta quarta-feira (23), um conjunto de produtos e serviços que marcam o início da temporada de inverno no Espírito Santo. As entregas incluem o novo site Descubra o Espírito Santo, o lançamento do Circuito Três Santas, na região turística dos Imigrantes, que compreende os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, além de sinalização turística e capacitações nessas regiões.

“Iniciamos esta temporada com um site moderno e ágil, feito especialmente para o turista descobrir todas as nossas potencialidades. Também apresentamos para o mercado um circuito que reúne história, cultura e belezas naturais, organizado pelas prefeituras dos três municípios e os empreendedores locais, além de uma revista digital apresentando as possibilidades de turismo na região”, destacou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Secretários municipais

Lenise Loureiro ressaltou o empenho dos secretários municipais de Turismo dos três municípios, com o apoio da Setur e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em organizar os atrativos e serviços.

“Complementando toda beleza natural e cultural das Três Santas, o Governo do Estado, atendendo à demanda local e com o apoio do DER e do Detran, está lançando a instalação da sinalização turística, indicando mais de 38 atrativos destas regiões", informou.

O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou que o Espírito Santo é privilegiado devido à grande diversidade de destinos turísticos.

“Se você quer ir para a região de montanha, temos diversos locais. Se quer ir à praia, temos uma grande diversidade. Locais com enseada, outros com praias lineares, com água mais fria ou mais quente. Temos a maior diversidade marinha do Brasil, em Guarapari. Nas Três Santas temos muita diversidade de plantas e aves. A retomada do turismo precisa ser de forma local, na nossa região, em nosso Estado”, declarou.

Site

O novo site Descubra o Espírito Santo [www.descubraoespiritosanto.es.gov.br] é um produto direcionado ao turista, com navegabilidade prática e dinâmica. Nele, é possível conhecer os 78 municípios capixabas e os atrativos de cada segmento, além de conter acesso aos empreendimentos regulares no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). 

Circuito Três Santas

O Circuito Turístico das Três Santas foi criado pela Lei nº 11.075/2019 e é uma conquista importante para o desenvolvimento turístico, cultural e econômico da região turística dos Imigrantes, que compreende os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. A região tem características ímpares na gastronomia, patrimônio histórico, natural e arquitetônico.


Os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa integram o Circuito Turístico Três Santas. Foto: Hélio Filho/Secom-ES

Para destacar o lançamento do circuito, está publicado nos sites da Secretaria de Turismo um e-book produzido pela Setur, em parceria com os três municípios e empreendedores. Para visualizar o e-book do Circuito Turístico das Três Santas, acesse: https://bit.ly/3d3Kxvm

A região reúne títulos importantes, como o maior produtor de ovos e de gengibre do Brasil, a maior produção de hortifrutigranjeiros e de pimenta no Espírito Santo, além de expressiva representatividade da imigração europeia no Espírito Santo, com destaque para pomeranos, alemães, italianos e austríacos.

"Com muita alegria a gente participa de um momento importante como este para nosso turismo. Em 2018 tive oportunidade de fazer o projeto de lei, o governador sancionou e agora estamos lançando esse circuito das Três Santas que está lindo. Muita gente daqui não conhece as maravilhas desse Estado”, comentou a deputada estadual Janete de Sá, proponente do projeto que criou o Circuito.

Sinalização turística

Para fortalecer a infraestrutura turística com foco no desenvolvimento do Circuito Turístico Três Santas, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) firmou um termo de parceria com a Setur e com o Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER). A iniciativa possibilitará a sinalização de cerca de 40 atrativos turísticos, por meio da instalação de 106 placas de sinalização vertical, que contemplarão também as áreas rurais nos municípios que fazem parte do Circuito.


“O Detran|ES faz um trabalho imprescindível de sinalização viária nos municípios", disse o diretor geral, Givaldo Vieira. Foto: Hélio Filho/Secom-ES

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a sinalização turística dos municípios segue uma premissa definida pelo governador Renato Casagrande para impulsionar o turismo nas regiões capixabas e também para proporcionar ainda mais autoestima aos moradores dessas localidades.

“O Detran|ES faz um trabalho imprescindível de sinalização viária nos municípios, cuja gestão do trânsito é de responsabilidade do Órgão. O foco dessa iniciativa é que os cidadãos obedeçam à legislação e assim previnam acidentes nas vias. Além dessa atribuição, a sinalização turística, em parceria com a Setur e, no caso das Três Santas, com o DER, valorizará ainda mais os potenciais da região, permitindo ao turista ter acesso com mais facilidade a locais como a Cachoeira Véu da Noiva, a Pedra do Garrafão e à Reserva Biológica Augusto Ruschi, dentre outros atrativos”, salientou Givaldo Vieira.

O investimento para a sinalização viária e turística dos municípios é feito pelo Detran|ES com recursos provenientes de multas de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Capacitação

Na oportunidade, a Setur lançou também um conjunto de oficinas virtuais dirigidas ao setor de turismo do Estado. O objetivo é capacitar os atores de cada município, nas instâncias de governança, para tornar ainda mais eficiente e integrada a presença digital dos destinos turísticos capixabas. A ação tem o apoio do Sebrae, atendendo aos gestores municipais, instâncias de governança, entidades e conselhos municipais de turismo. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

"Capixaba Bustour" voltará a circular pelos pontos turísticos
Setur abre licitação para elaboração de banco de imagens do ES
Serra realiza 3º encontro virtual com profissionais do Turismo
Programa Bandeira Azul aprova Praia da Sereia em Vila Velha
Destinos de Alfredo Chaves receberão sinalização turística
Ministério do Turismo conclui 126 obras entre março e abril
Serra realizará 1º encontro virtual dos profissionais do Turismo
Itália é reconhecida como melhor destino turístico de 2021
Equipe da Setur realiza visita à Região Turística Caparaó
Serra realiza 1º encontro virtual do setor de turismo da cidade
Serra recomenda aos turistas evitarem a Trilha de Furnas
Serra lança Programa Fortalece Turismo em parceria com Sebrae
Plano permite volta de turistas à Europa e deixa Brasil de fora
Profissionais do Turismo podem se qualificar com cursos grátis

TAGS:
CAPARAÓ | VIAGENS | TURISMO | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | ESPORTES | ECONOMIA