CIDADE

Ação contra o mosquito aedes aegypti e covid-19 em Vila Velha

Arnaldinho Borgo, acompanhou a ação de combate ao aedes aegypti em Terra Vermelha.

Em 16/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Na manhã deste sábado (16), o prefeito Arnaldinho Borgo acompanhou de perto a ação de combate ao aedes aegypti em Terra Vermelha que contou com mais de 100 servidores das secretarias de Saúde e Serviços Urbanos. A iniciativa se faz necessária por conta de fatores determinantes para a proliferação do principal vetor da dengue, zika e chikungunya. Orientações por parte dos agentes de Saúde e limpeza de pontos de descarte irregular de lixo fizeram parte da iniciativa.

“Nesse período de chuvas e calor, é preciso unir esforços e intensificar os cuidados com possíveis locais que acumulam água, como vasos de plantas, reservatórios de água e pneus. A dengue pode matar, as sequelas causadas pela chikungunya podem limitar as atividades e a zika pode afetar bebês ainda no útero materno. Mas todas essas doenças podem ser evitadas por atitudes simples, como remover os criadouros do mosquito, eliminando a água parada", informa a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

O boletim epidemiológico, realizado semanalmente, notificou seis casos de dengue, um de chikungunya e um de zika no município.

"Desde o dia 1º de janeiro, a Prefeitura de Vila Velha realizou mais de 15 mil visitas residenciais e vistoriou 79 pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias e ferros velhos. Esses dados mostram o quanto nos preocupamos com a saúde da população de Vila Velha", disse Arnaldinho Borgo.. 

Covid-19

Em paralelo à ação contra a proliferação do aedes aegypti, foi realizado na rua Afonso Cláudio, uma das principais avenidas de Terra Vermelha, um trabalho de conscientização relacionado ao coronavírus. O prefeito entregou pessoalmente 300 frascos de álcool em gel e máscaras de proteção, e ainda orientou comerciantes e moradores a evitarem aglomerações, lavarem as mãos e outros cuidados para diminuir o índice de contagio da COVID-19 na cidade.