POLICIA

Ação da GCM de Vitória apreende nove pessoas na terça (03)

A moto foi apreendida em ação da Guarda Civil Municipal de Vitória na noite de ontem (03).

Em 04/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto Divulgação/PMV

Do total de nove pessoas detidas pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na madrugada desta terça-feira (03), três foram em flagrante, após arrombarem uma antiga loja de calçados na avenida Jerônimo Monteiro, Centro.

Nove pessoas foram detidas, nesta terça-feira (03), em três ocorrências atendidas por grupamentos da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV). Cinco delas foram no Centro da capital, todos adultos. Quatro adolescentes também foram apreendidos.

Arrombamento

Três pessoas foram detidas em flagrante pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na madrugada desta terça-feira (03), após arrombarem uma antiga loja de calçados na avenida Jerônimo Monteiro, Centro.

Uma mulher foi detida no local, e os dois homens presos logo depois, quando fingiam estarem dormindo na calçada.

A ocorrência foi levada para a Delegacia Regional de Vitória, no bairro Horto.

Fios

Pela manhã, outra ocorrência no Centro. Dessa vez, invasão e furto de fios num imóvel que fica ao lado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Dois detidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Vitória.

Motos

Agentes do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop) da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) abordaram ocupantes de duas motocicletas, no início da tarde desta terça-feira (03). Os quatro, que estavam nas duas motos, são menores, três deles têm 16 e um 17 anos.

Um veículo estava com restrição de roubo, datada nesta terça (3). No outro, estavam ocupantes que deram apoio aos suspeitos e o veículo tinha irregularidades de documentação.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia Regional de Vitória, no bairro Horto.

"Trio detido em flagrante por arrombamento a loja no Centro"

Três pessoas foram detidas em flagrante pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na madrugada desta terça-feira (03), após arrombarem uma antiga loja de calçados na avenida Jerônimo Monteiro, Centro.


Itens apreendidos durante a ação da Guarda Municipal no Centro de Vitória. Foto Divulgação/PMV

Uma mulher foi detida no local, e os dois homens presos logo depois, quando fingiam estarem dormindo na calçada. A ocorrência foi levada para a Delegacia Regional de Vitória, no bairro Horto.

Queda

Atentar contra o patrimônio de uma pessoa ou organização é crime patrimonial. Reduzir os índices que correspondem a essa ação criminosa é trabalho das forças de segurança. Em Vitória, a Guarda Civil Municipal (GCMV) tem empenhado esforços para combater a prática, que, de janeiro a novembro de 2022, teve queda de aproximadamente 21% no índice de roubo a estabelecimento comercial, em comparação a 2021.

"Em dois anos, a gestão municipal teve muitas conquistas importantes para a Guarda Municipal, proporcionando mais qualidade no trabalho operacional, e, consequentemente, reduzindo índices criminais, com ênfase nos crimes contra o patrimônio", destaca o prefeito Lorenzo Pazolini.

Para o prefeito Pazolini, reduzir os números é um trabalho conjunto.O índice de roubo em geral caiu 8%, assim como furto. população pode colaborar denunciando pelo 156 ou acionando a Guarda pelo telefone 190.

"Reduzir os números é um trabalho conjunto. Além dos nossos grupamentos, a população pode colaborar denunciando pelo 156 ou acionando a Guarda pelo telefone 190. Registrar a ocorrência é fornecer informação para o planejamento na segurança pública", afirma.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) trabalha para propor e executar ações de prevenção à violência e à criminalidade a partir de estratégias com agentes da GCMV posicionados em todas as regiões da cidade, utilizando carros e motocicletas como viaturas, para garantir a presença nos bairros da capital com segurança pública e viária.

A GCMV conta com a tecnologia sendo aliada no trabalho operacional, com câmeras, drone, reconhecimento facial, Cerco Inteligente, Cerco Móvel, ferramentas geridas pela Central Integrada Operacional de Monitoramento (Ciom). Diversas operações são realizadas rotineiramente para atender as demandas de todas as regiões da Capital.

"O número de assaltos caiu 9,5%. Queremos reduzir ainda mais e estamos trabalhando para isso. Hoje, temos viaturas novas, equipamentos de tecnologia, todo aparato que valoriza as ações dos agentes. Que tenhamos uma boa passagem de ano e que em 2023 o trabalho prossiga trazendo paz aos moradores e turistas da capital", conclui Pazolini.

A Guarda tem atuação de agentes nos grupamentos de Proteção Comunitária, de Apoio Operacional (Gaop), da Ronda Ostensiva Municipal, de Trânsito, e Tático Operacional de Trânsito. Os agentes fazem patrulhamento 24h.

Leia também:

Natal de 2022 teve queda de 65% no número de acidentes
PRF inicia hoje Operação Natal 2022 nas rodovias do país
Diretor-geral da PRF é exonerado do cargo nesta terça (20)
Governo do Estado divulga planejamento da Operação Verão
Polícia Federal lança Operação Rodovida nas estradas do país
Guarda Municipal de Vitória remove veículos abandonados
Pirataria de livros é alvo de operação em quatro estados
Autor de ataque em Aracruz diz ter se preparado com vídeos
MPF pede afastamento imediato de diretor-geral da PRF
Polícia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantil

TAGS:
GCMV | APREENSÕES | OPERAÇÃO | VITÓRIA | CENTRO | ROUBO | FIOS | LOJAS | INDIVÍDUOS