CULTURA

Ação "Hora da Poesia" homenageia mulheres em Vitória

Cinco escritoras e poetisas se reúnem na sexta (17) em uma homenagem ao mês da mulher

Em 14/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A "Hora da Poesia" é uma atividade desenvolvida uma vez ao mês, com a participação de escritores e poetas do Espírito Santo, de forma virtual e interativa.

Cinco escritoras e poetisas se reúnem na próxima sexta-feira (17) em uma homenagem ao mês da mulher, na atividade "Hora da Poesia", da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Participam do encontro, que acontece no canal do projeto Viagem pela Literatura, no Youtube, do a partir das 10 horas, Andressa Pinna, Ester Abreu, Rita de Cássia Menezes, Sonia Maria Rosseto e Sonia Rojas.

A "Hora da Poesia" é uma atividade desenvolvida uma vez ao mês, com a participação de escritores e poetas do Espírito Santo, de forma virtual e interativa. O objetivo é divulgar e incentivar a leitura e a literatura, por meio da declamação de poemas, proporcionando momentos de aprendizado e de lazer.

Para participar não é necessária inscrição prévia, bastando acessar o Canal na data e horário apontados.

Conheça um pouco mais as convidadas:

Ester Abreu de Oliveira

Professora emérita da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e escritora, Ester Abreu possui doutorado em Letras Neolatinas e pós-doutorado em Filologia Espanhola.

É a atual presidente da Academia Espírito-Santense de Letras e atua nas áreas de teatro, poesia e narrativa das literaturas brasileira e hispânica.

Fazem parte de sua obra: poesias, ensaios, crônicas, memórias, produções infantis, didáticos, traduções e discurso em livros, antologias, revistas e jornais.

Ester também integra o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, entre outras entidades culturais.

Dentre suas obras, estão "O Coelhinho e a Onça", "O lagarto amedrontado do jardim", "Recordações de Muqui - Cidade Menina", "A Mulher Escritora no Espírito Santo", "Salmos de inquietação e eclosão do ser" e "Poesias fotográficas: Flashes de uma vida".

Andressa Pina

Escritora, contadora de histórias, com formação em Serviço Social, Andressa Pina participou do concurso semente Literária em 2020 e tem entre seus trabalhos as obras "A mata em seus sons, formas e cores", "De verso em prosa A amizade" e "Amor de perto ou amor de longe".

Em 2021 lançou seu livro poético "Amores da menina da janela" que tem inspiração em sua música "Olha ela a menina da janela" e sua personagem "A menina da janela".

Este ano, lançou seu primeiro livro infantil "As Aventuras de Loly" que retrata uma história real de pessoas adultas, porém em personagem e linguagem infantil.

Sonia Rojas

Sonia Rojas é mineira e radicada no Espírito Santo desde 1983. É contadora de histórias, poeta e integrante do Grupo Chão de Letras.

Publicou o livro de poemas "A dança das borboletas".

Rita de Cassia Menezes

Pós- Graduada em Leitura e Produção de Texto e Mestre em Linguística, Rita de Cassia Menezes é professora de Língua Portuguesa e acadêmica da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL) e da Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores do Espírito Santo (ACLAPTCTC).

Participou de vários concursos literários obtendo prêmios em Antologias - Concurso Nacional de Contos (Medalha de Bronze) e Concurso Nacional de Poesia (Destaque Especial).

Participou também de Antologias organizadas no seu estado pelos escritores Francisco Aurélio Ribeiro, "Mulheres na Literatura", coletâneas "Escritos de Vitória" organizadas pelos escritores Adilson Villaça e Fernando Achiam, antologia em comemoração ao 1° Concurso Literário de Viana - 2020, organizada pelo escritor Marcos Bubach, antologia comemorativa dos 40 anos do Neotrovismo (ACLAPTCTC - 2020) entre outras produções e participações.

Sonia Maria Rosseto

Sonia Maria Rosseto pertence à Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. É bacharel e licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Libras.

Nas suas obras, aborda o meio ambiente e o valor da amizade. Dentre elas estão: "A Serpente Dalila", "A Panela Encantada" e "Cirina: uma mulher para ser lembrada sempre".

Com uma produção voltada majoritariamente ao público infantil, apresenta suas obras com o auxílio de um violão, revelando uma de suas grandes paixões, que é cantar.

A panela de barro, tradição importante capixaba, é inspiração do livro "A Panela Encantada"e também utilizada em suas apresentações para atrair a atenção das crianças. Nestes casos, Sônia apresenta as suas histórias junto a uma panela gigante.

Serviço

"Hora da Poesia em homenagem às mulheres"
Quando: sexta-feira (17) às 10h
Onde: YouTube do "Viagem pela Literatura"
Classificação indicativa: Livre. (Secom/PMV)

Leia também:

Anchieta: Inaugurada Casa do Artesanato Anchietense
Museu Nacional prevê volta de excursões entre março e abril
Presidenta da Funarte promete reconstruir políticas culturais
Coral ArcelorMittal celebra 37 anos no Centro Histórico de Vitória
Nos 458 anos do Rio, heranças indígenas resistem ao tempo
Projeto Cultural Rubem Braga apresenta "O Império da Burrice"
Congo de Araçatiba: Amor passado de geração em geração
Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo de 2023
Mulheres negras estrelaram mais filmes de sucesso em 2022
Oficina de rap abre inscrições para jovens de Cachoeiro
Festival apresenta companhias de dança a preços populares

TAGS:
AÇÃO | HOMENAGEM | MULHERES | VITÓRIA | POESIA