SAÚDE

Ação preventiva para o carnaval terá testes rápidos de HIV

Semus de Cachoeiro vai promover ação preventiva para o carnaval terá testes rápidos de HIV

Em 15/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Márcia Leal/PMCI

Aproveitando a oportunidade, também haverá a distribuição de panfletos com orientação de prevenção à dengue, a ser feita por agentes de combate a endemias.

Com o objetivo de conscientizar os foliões a curtirem os dias de carnaval com mais segurança, a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro (Semus) vai promover uma ação na Praça Jerônimo Monteiro, Centro, nesta quarta-feira (15).

Das 8h às 12h, os agentes comunitários de saúde, que fazem parte do programa federal “Saúde com Agente”, e outros servidores da pasta estarão no local com orientações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuindo preservativos masculinos e femininos. Também serão disponibilizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

A iniciativa vai contar com o apoio do Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) e da Faculdade Multivix.

“Não podemos deixar a prevenção de lado no carnaval. A saúde deve ser sempre prioridade. Orientamos que a população se divirta com prudência”, salienta o secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Aproveitando a oportunidade, também haverá a distribuição de panfletos com orientação de prevenção à dengue, a ser feita por agentes de combate a endemias.

Testes rápidos sempre disponíveis

Em Cachoeiro, os testes rápidos para diagnosticar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) estão sempre disponíveis no Crias. Localizado na rua Mário Imperial, bairro Ferroviários, próximo à escola Anacleto Ramos, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Em caso de resultado positivo, o tratamento é iniciado imediatamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que inclui médico, psicólogo, nutricionista, farmacêutico e outros profissionais da saúde. Para mais informações:  (28) 3155-5387 e 3511-8246. (Secom/PMCI)

Leia também:

Fiocruz e UFRJ lançam sistema para identificar novos surtos
Nova Venécia terá ação de prevenção à disseminação do HIV
Secretaria de Saúde disponibiliza Clinica de Especialidades
Linhares lança campanha com foco na vacinação pré-carnaval
Covid: agendamento aberto para dose de reforço de crianças
Vila Velha abre 4 mil vagas no agendamento online na sexta
Cachoeiro: crianças podem receber vacina de reforço da Covid
Serra abre agendamento on-line para vacinação de crianças
Pela 1º vez, Brasil não registra morte por covid em 24 horas
Cachoeiro: Novo aparelho de raio-X moderniza atendimento
Fevereiro Laranja orienta sobre leucemias e doação de medula

TAGS:
SEMUS | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | AÇÃO | HIV | CARNAVAL