POLÍTICA NACIONAL

Acordos políticos travam privatizações, diz Paulo Guedes

Há acordos políticos que dificultam, há uma mentalidade cultural equivocada, afirmou.

Em 27/10/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: REUTERS/Adriano Machado

“Há acordos políticos que dificultam, há uma mentalidade cultural equivocada”, afirmou o ministro Paulo Guedes.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira que o governo do presidente Jair Bolsonaro não conseguiu ainda realizar privatizações de companhias públicas porque acordos políticos dificultam o andamento dessa pauta.

“O presidente tem cobrado (privatizações). Por alguma razão, a engrenagem política não tem permitido que essas privatizações aconteçam”, disse Guedes em evento promovido pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst).

“Há acordos políticos que dificultam, há uma mentalidade cultural equivocada”, afirmou.

O ministro admitiu que as privatizações não foram prioridades no início do governo, quando o foco estava na reforma da Previdência. As atenções depois foram centradas no pacto federativo e, em seguida, em medidas de enfrentamento à crise da pandemia do coronavírus, disse.

“Mas prosseguimos com nosso programa de liberação do horizonte de investimentos. Estão lá no Congresso gás natural, petróleo, cabotagem, setor elétrico, ferrovias, a liberalização”, disse Guedes, destacando a importância da aprovação de marcos regulatórios para viabilizar investimentos privados e impulsionar o crescimento doméstico. (Reuters)