SAÚDE

Aebes inicia gestão do Hospital Estadual de Urgência São Lucas

Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes) assumiu o gerenciado do HEUE.

Em 05/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sesa

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória, passou a ser gerenciado pela Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), desde o último 18 de dezembro, em caráter emergencial por 180 dias, por meio de contrato de gestão com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Desde então, a unidade vem conquistando importantes resultados após melhorias nos fluxos e processos. Uma das principais mudanças está relacionada ao fluxo do Pronto Socorro, onde o atendimento está sendo reestruturado por meio do redimensionamento da área física, para proporcionar uma assistência segura aos pacientes, seguindo a metodologia do projeto "Lean nas Emergências", do Ministério da Saúde.

Com o método "Lean", o Hospital consegue reduzir a burocracia, retrabalho e gastos, com isso, melhorar o acesso, aumentar giro de leito dos pacientes, a satisfação e controle de riscos.

"Mesmo diante do atual cenário, não poderíamos deixar de contribuir com com o Estado e a sociedade ao assumirmos a gestão do HEUE. É um grande desafio, temos a missão de atender a todos com qualidade e segurança. Sabemos que ainda há muito o que fazer, mas grandes foram as melhorias até aqui", disse a diretora geral do Hospital Melina Ferrari.

Além disso, a Aebes tem trabalhado na revisão dos protocolos existentes e implementando novos. Tais fluxos são alinhados com as equipes por meio de treinamentos, com o objetivo de enfatizar a cultura de segurança do paciente.

Quanto à satisfação dos usuários, o serviço de Ouvidoria tem identificado relatos positivos, como a do paciente Jeferson Moreira da Conceição.

"O atendimento foi rápido, sofri um acidente pela manhã, entrei no hospital e esperei pouco tempo, fui operado logo à tarde. No quarto, estou recebendo atendimento das enfermeiras e médicos", relata.

Porta aberta

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE) é hospital de porta aberta para atendimento à população, sendo referência em trauma para Região Metropolitana - principal hospital para atendimento às demandas do Samu e Corpo de Bombeiros.

Entre as especialidades, a unidade conta com ortopedia, neurocirurgia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, cirurgia torácica, clínica médica, anestesiologia e intensivista. O HEUE também dispõe de especialidades de apoio, como cirurgia bucomaxilofacial, nefrologia, infectologia, cardiologia e hematologia.

Ao todo, são 40 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 14 de UADC (Unidade de Alta Dependência de Cuidados), 121 de enfermaria e 43 de Pronto-Socorro, com funcionamento 24 horas por dia.

Os pacientes também podem contar com uma equipe multidisciplinar durante o processo de reabilitação, composta por enfermeiro, técnico em enfermagem, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa)