ECONOMIA NACIONAL

Afavea diz que produção de veículos cresceu 0,3% em agosto

No acumulado do ano o setor registrou expansão de 33% com produção de 1.476,1 mil veículos

Em 08/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © REUTERS/Nacho Doce/Direitos reservados

Segundo a entidade, a crise dos semicondutores reflete nos estoques que estão sendo consumidos rapidamente e sem condição de renovação a curto prazo.

A produção de veículos teve aumento de 0,3% em agosto chegando a 164 mil unidades. Já na comparação com agosto de 2020, quando foram produzidas 210 mil unidades, houve queda de 21,9%. No acumulado do ano o setor registrou expansão de 33% com a produção de 1.476,1 mil veículos. 

Os dados foram divulgados hoje (8), em São Paulo, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que observou o aumento no mês mesmo com as paralisações totais ou parciais de 11 fábricas, por conta da falta de semicondutores.

“Essa situação dos semicondutores traz uma enorme imprevisibilidade para o desempenho da indústria no restante do ano. Num cenário normal, estaríamos produzindo num ritmo acelerado nesta época, quando as vendas geralmente ficam mais aquecidas. No ano passado, tínhamos boa produção no segundo semestre, mas uma demanda imprevisível em função da pandemia. Neste ano, temos a volta da demanda, mas infelizmente uma quebra considerável na produção”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Filas de espera por veículos

Segundo a entidade, a crise dos semicondutores reflete nos estoques que estão sendo consumidos rapidamente e sem condição de renovação a curto prazo. No início do mês, havia 76,4 mil unidades disponíveis, o suficiente para menos de duas semanas de vendas, o que explica as filas de espera para vários produtos.

Por conta do baixo nível de estoques, os licenciamentos em agosto totalizaram 172,8 mil unidades, com queda de 1,5% sobre julho e de 5,8% em relação a agosto de 2020.

Já as vendas para o comércio exterior apresentaram resultado positivo com o embarque de 29,4 mil autoveículos, 23,9% a mais do que em julho e 5,5% a mais do que em agosto de 2020. (Por Flávia Albuquerque/Agência Brasil)

Leia também:

Governo insiste em questões muito fora do foco econômico
Indicador do mercado de trabalho da FGV sobe 0,9 ponto
IGP-DI recua 0,14% em agosto com queda no minério de ferro
Poupança tem retirada líquida de R$ 5,467 bilhões em agosto
Instituições financeiras elevam estimativa de inflação para 7,58
BB confirma que não sairá da Febraban após negociações
Nove empresas disputam a 17ª Rodada de Licitações da ANP
Semana Brasil começa nesta sexta com descontos de até 70%
Pix Saque e Pix Troco estarão disponíveis a partir de novembro
Indústria recua 1,3% em julho; abaixo do período pré-pandemia
> Ministério estuda prorrogar por 1 ano benefício a exportadores
Balança comercial tem melhor saldo da história em agosto

TAGS: 
EMPREGOS | DESEMPREGADOS | INDÚSTRIA | SERVIÇOS | SEMANA BRASIL | PROMOÇÕES | COMÉRCIO | VAREJO | ECONOMIA