CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Agência Espacial Brasileira coloca nanossatélite em órbita.

O principal objetivo do projeto Serpens é a capacitação de recursos humanos.

Em 17/09/2015 Referência JCC

O satélite nacional de pequeno porte Serpens – sigla para Sistema Espacial para Realização de Pesquisa e Experimentos com Nanossatélites – está programado para ser colocado em órbita na manhã de hoje (17) a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). De acordo com a Agência Espacial do Japão (Jaxa), o lançamento deve ocorrer entre 8h e 11h30, no horário de Brasília.

O principal objetivo do projeto Serpens é a capacitação de recursos humanos e a consolidação dos novos cursos de engenharia espacial brasileiros. A colocação do Serpens em órbita será feita pelo Japanese CubeSat Deployer (JSSOD), dispositivo de lançamento do módulo de pesquisa Kibo. Serpens, desenvolvido por um consórcio acadêmico coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), chegou à ISS no dia 24 de agosto, transportado pelo veículo japonês de abastecimento HTV5.

Em órbita ele receberá uma série de dados que serão enviados por diversas plataformas de coleta de dados instaladas em diversos pontos do território. Essas informações estarão disponíveis para retransmissão para estações receptoras no Brasil e em outros países.

Além da Universidade de Brasília (UnB), participam do projeto as universidades federais do ABC (UFABC), de Santa Catarina (UFSC) e de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Federal Fluminense (IFF).

Fonte: Ministério de Ciência e Tecnologia