MEIO AMBIENTE

Agentes da GCM de Vila Velha vão monitorar trilhas do Penedo

A manhã do próximo domingo (14) será de trabalho em meio ao verde, beleza e escalada.

Em 11/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

O Penedo é cercado de histórias, mitos e místicas e se caracteriza como um dos mais imponentes monumentos de beleza natural de Vila Velha.

A manhã do próximo domingo (14) será de trabalho em meio ao verde e escalada de um dos pontos de beleza natural mais impactantes de Vila Velha. Coordenados pela Inspetoria Ambiental, agentes da Guarda Municipal subirão o Penedo para monitorar e mapear trilhas e acessos do Monumento Natural Morro do Penedo. 

O Penedo é cercado de histórias, mitos e místicas e se caracteriza como um dos mais imponentes monumentos de beleza natural de Vila Velha. Banhado pela Baía de Vitória, atrai turistas e aventureiros que buscam escaladas e trilhas na natureza.

Por isso, segundo o Inspetor Ambiental da Guarda Municipal de Vila Velha, Nuno Caliman, é importante que os agentes de segurança pública estejam preparados para atuar no local. Ele aponta como principais pontos a serem monitorados a caça ilegal de animais silvestres, como o lagarto teiú, e incêndios acidentais causados por frequentadores que fazem churrasco ou outro tipo de fogueira.

“Algumas pessoas insistem em colocar armadilhas para capturar animais como o teiú, o que é proibido, por se tratar de um bicho silvestre e estar numa área de proteção ambiental. O mesmo vale para aqueles que acidentalmente provocam incêndios. Estarmos preparados para acessar o Penedo, conhecendo as trilhas, pode significar mais eficiência em momentos de necessidade”, avalia Caliman.

Inspetoria Ambiental

A Inspetoria Ambiental da Guarda Municipal de Vila Velha está sendo reestruturada e atua preventivamente, como nas trilhas do Penedo, mas também atende a denúncias vindas da população. Nesta semana foram realizados dois flagrantes, um deles de maus tratos a um cachorro, quando o proprietário foi conduzido à Delegacia para prestar esclarecimentos.

O outro caso foi com dois flagrantes de descarte irregular de resíduos no bairro Novo México. Três pessoas, em dois veículos, despejavam entulho e restos de obra civil na Rua Rosa Amarela, num terreno com área verde. Todos foram conduzidos à Segunda Delegacia Regional de Polícia de Vila Velha, onde prestarão esclarecimentos, além de serem autuados pela Coordenação de Posturas com multa de mais de R$ 3 mil.  (Com informações da Semco/PMVV)

TÓPICOS:

MEIO AMBIENTE   |   SAÚDE   |   ECONOMIA   |  EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE