TEMAS GERAIS

Agosto Lilás: Viana realiza atendimento à mulher no CREAS

"Agosto Lilás" é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres.

Em 26/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação-Secom/PMViana

Esta ação visa à promoção da Lei Maria da Penha, tendo em vista a necessidade de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016.  Esta ação visa à promoção da Lei Maria da Penha, tendo em vista a necessidade de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.

Além disto, a campanha é um meio de divulgação dos serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência, e os mecanismos de denúncia existentes.

No município de Viana, o atendimento a este público é ofertado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com o intuito de fortalecimento da auto-estima, empoderamento feminino e o suporte para superação desse ciclo. Deste modo, os casos chegam até o local por meio da Delegacia Especializada a Atendimento à Mulher, por intermédio de notificação, Disque direitos Humanos, Unidades de Ponto Atendimento e Unidades Básica de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e demandas espontâneas.

“No CREAS observamos que as mulheres acompanhadas pelas equipes técnicas de referência do equipamento apresentam, por muitas vezes, a dependência psicoafetiva e financeira, dificultando assim o rompimento desse ciclo de violência”, destacou a Psicóloga do CREAS, Elizabeth de Oliveira Davel Keler.

Para isto, a equipe técnica realiza em conjunto com a vítima um plano de acompanhamento familiar, encaminhamentos às redes socioassistenciais, aos órgãos de saúde e com as demais instituições no qual contemplam ações visando à integridade física, psicológica e social, reforçando os vínculos familiares, minimizando os danos e prevenindo a reincidência.

No ano de 2021, nova parceria foi efetivada com a subsecretaria do Trabalho, visando à inserção deste público nos cursos de profissionalização, no qual serão capacitadas para produção de biscoitos finos e artesanais, salgados finos, bombons e trufas para presente, cursos básicos de escova e finalização, habilidade humanas no trabalho e as exigências do mercado, bem como, unhas de gel e gestão para o seu negócio.

Vale ressaltar que a Assistência Social, enquanto Política Pública, está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo como objetivo garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Os órgãos abaixo são os responsáveis pelos canais de denúncias:

190 - Polícia Militar

100 - Disque Direitos Humanos

181 – Disque-Denúncia

3255-3095 - Delegacia Especializada a Atendimento à Mulher(Secom/PMViana)

Leia também:

Procon-ES fiscaliza supermercado e apreende mercadorias
Só 7% deixam Bolsa Família de forma gradual, diz relatório
Lenda do rock, baterista do Rolling Stones morre aos 80 anos
Detran|ES oferece aulas de curso de mecânica para mulheres
Estudo mostra que Brasil perdeu 16% da superfície de água
Passagem de furacão no México deixa ao menos 7 mortos
Programa de redução de salários e jornada termina dia 25
Inscrições para oficina de introdução à Linguagem Simples
MP quer que Vale e BHP arquem com dívidas da Samarco
Kartódromo Internacional de Serra adere ao "Agosto Lilás"
Sobe para 1.941 o número de mortos em terremoto no Haiti
Mutirão acelera julgamentos de violência contra a mulher
Número de mortos após terremoto no Haiti sobe para 1.297
Terremoto no Haiti faz centenas de mortes e casas destruídas
Procon-ES ataca comércios irregulares no sul do Estado
Procon-ES lança campanha solidária de doação de alimentos
Detran|ES realiza ações educativas em Linhares e Colatina
Serra: Prefeitura vai analisar danos causados pelo óleo diesel
Caminhão que transportava carga de óleo diesel tomba na 101

TAGS:
TEMPESTADES | FURAÇÃO | INUNDAÇÕES | FISCALIZAÇÃO | PROCON-ES | ACIDENTE | DETRAN|ES | SINALIZAÇÃO | CIDADE