SAÚDE

Alagamentos: Serra alerta sobre os riscos de contaminação

A Secretaria de Saúde de Serra faz o alerta para os cuidados que devem ser observados.

Em 12/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Michael Gaida/Pixabay

A Secretaria de Saúde faz o alerta para os cuidados que devem ser tomados por moradores que tiveram contato com as águas de alagamentos.

Com as fortes chuvas que vêm ocorrendo no Estado do Espírito Santo, neste mês de março, a Serra foi o que registrou, nas últimas 24 horas, o maior acúmulo de chuvas. Na madrugada desta quinta-feira (11), o município registrou 181 milímetros de chuva. O acumulado foi mais do que o esperado para o mês na cidade. O temporal causou estragos e causou alagamentos em alguns bairros.

Desta forma, a Secretaria de Saúde (Sesa) faz o alerta para os cuidados que devem ser tomados por moradores que tiveram contato com as águas de alagamentos ou empoçamentos.

Doenças infectocontagiosas

O risco é o contágio de doenças infectocontagiosas, como a leptospirose, transmitidas pela presença de vírus e bactérias nocivas à saúde humana em águas de enchentes e transbordamentos de esgotos e rios.

A leptospirose é uma infecção aguda que pode ocorrer após o contato com a urina de ratos. A bactéria pode penetrar no organismo através da pele, causando sintomas de febre, dores de cabeça e nos músculos e náuseas. A forma mais grave da doença pode levar o paciente ao óbito.

Os sinais da doença podem aparecer no dia seguinte ao contato com as águas de chuva empoçadas ou até depois de um mês.

A recomendação da Superintendente de Vigilância em Saúde, Flavia Cristianne Schulz Riegert, é evitar ao máximo o contato com essas águas.

“Mas, caso seja inevitável, a dica é seguir à risca os procedimentos de higiene pessoal e limpeza da residência acometida pela enchente. Nos primeiros sintomas, é necessário procurar um médico em uma Unidade de Saúde”, explicou.

Para evitar contaminação 

- Não deixe que crianças nadem ou brinquem na água ou na lama das enchentes;

- Proteja pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos;

- Se a casa foi atingida pela enchente, providencie limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos;

- Jogue fora os medicamentos e os alimentos que entraram em contato com as águas da enchente. (Com informações da Secom/PMS)

TÓPICOS:

SAÚDE   |  EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE   |   ESPORTES   |  POLÍTICA INTERNACIONAL