EDUCAÇÃO

Alimentação escolar saudável ensina previne da obesidade

O arroz e feijão estão presentes na alimentação escolar servida nas 102 escolas de Vitória.

Em 01/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Na Rede Municipal de Ensino de Vitória a alimentação escolar é saudável e também tem caráter pedagógico.

O arroz e o feijão são a base da dieta brasileira. E eles estão presentes na alimentação escolar servida nas 102 unidades de ensino de Vitória. Nas refeições, o prato das crianças e estudantes ainda vai com uma proteína, legumes e verduras provenientes de produtores da agricultura familiar do Espírito Santo.

O suco que acompanha a refeição é feito na escola, de polpa de fruta, nada de refrigerante, nem suco de pacotinho ou de caixinha. Isso porque a alimentação oferecida nas unidades de ensino não contém embutidos, produtos ultraprocessados e o percentual de açúcar é controlado, dando preferência aos produtos in natura ou minimamente processados. Para crianças de até 3 anos, a alimentação é livre de açúcar.

“A alimentação na escola também tem um caráter pedagógico. Em Vitória, não temos cantina, a alimentação é ofertada pela unidade de ensino. A Secretaria de Educação tem uma equipe de nutricionistas que elaboram cardápios respeitando a faixa etária e baseada em alimentos in natura ou minimamente processados. E isso traz benefícios para a saúde das crianças, prevenindo doenças. O fato de não oferecer açúcar na primeira infância, até os 3 anos de idade, por exemplo, é uma forma de prevenção à obesidade na infância e adolescência ”, destacou a nutricionista Fernanda Dias Ferraço, que é referência técnica da Seme na elaboração dos cardápios das escolas.

Cardápio

São cinco cardápios diferentes elaborados por mês para a rede municipal de ensino:
para crianças de 1 a 3 anos
para crianças maiores de 3 anos
para estudantes regulares do Ensino Fundamental
para estudantes do tempo integral
para estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Nesta terça-feira (31), que é o Dia do Nutricionista, por exemplo, a refeição principal servida nas escolas tem arroz, feijão e carne moída como base. Na Educação Infantil, o prato ainda vai com inhame cozido e salada de cenoura e couve. Já para o Ensino Fundamental e a EJA, a salada terá o inhame com repolho roxo e pepino. Nas escolas de tempo integral, o almoço do dia é tutu de feijão com isca de porco, arroz e salada de acelga e cenoura.

Qualidade

Alguns dos alimentos oferecidos nas escolas são produzidos por agricultores familiares do Estado, como abobrinha, acelga, aipim, biscoito e pão caseiro, chuchu, batata doce, beterraba, cebola, cenoura, inhame, milho verde, pepino, pimentão, e repolho. Há ainda a oferta de produtos orgânicos, como banana, morango, alface, couve, e os temperos cebolinha, coentro e salsa.

Frituras, biscoitos recheados ou balas não integram os cardápios e há opções específicas para as crianças e estudantes que apresentam restrições alimentares, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten.

Os cardápios são modificados todo mês. Além disso, são oferecidos alimentos associados a datas comemorativas, como as festas juninas ou o Dia das Crianças. Pratos típicos da culinária capixaba, como a moqueca, também integram os cardápios ao longo do ano.

Equipe

Para atender todas as unidades de ensino da rede municipal com uma alimentação atrativa e balanceada, a Secretaria de Educação possui uma equipe com 12 nutricionistas e um coordenador que integram a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar. São estes profissionais que elaboram os cardápios, testam receitas, verificam quantidades e orientam as compras, armazenamento e preparação dos gêneros alimentícios. O trabalho é feito em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Obesidade infantil

Uma reportagem do jornal O Globo do último domingo (29) abordou uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, publicada na revista Jama, mostrando que o período da pandemia também teve impacto no número visto na balança de crianças e adolescentes.

Entre os meninos e meninas presentes no estudo, os que mais apresentaram mudança no índice de massa corporal (IMC), que é a média que considera os quilos na balança em relação à altura, são crianças que têm entre 5 e 11 anos. Nesse público, ao longo da pandemia, a taxa de indivíduos com sobrepeso ou obesidade saltou de 36,2% para 45,7%.

A mesma reportagem mostra ainda que, no Brasil, uma análise publicada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, e a Universidade Estadual de Campinas, em dezembro de 2020, apontou, em relação à alimentação, que o consumo de alimentos como pratos congelados e doces aumentaram 4% entre adolescentes e jovens de 12 a 17 anos ao longo da pandemia. No período, consumo de doces e chocolates duas vezes por semana foi de 58,1% entre as meninas e 46,9% entre os meninos.

Os cardápios do mês ficam disponíveis no portal da Prefeitura. Basta acessar aqui para ler.

Leia também:

Aluno da Rede Estadual de Vitória participa de projeto da NASA
MEC amplia prazo para matrícula da lista de espera no Fies
Alunos de Vila Velha vão colher vegetais que eles cultivaram
Alunos de Vitória na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências
Governo anuncia investimentos de R$ 50 milhões nas escolas
Cariacica realiza Projeto de Alfabetização em algumas escolas
Prazo para pedir reaplicação do Encceja 2020 até hoje (27)
Aprender Valor: Linhares inicia a Avaliação de Diagnóstico
Prefeitura de Guarapari anuncia retorno das aulas do berçário
Sedu anuncia mudanças para Novo Ensino Médio Capixaba
Vila Velha inicia projeto de contação de histórias nas escolas
Profissionais das escolas de Vitória encontram soluções criativas
Inscrições abertas para apoio de projetos educacionais no ES
Vitória convoca 329 profissionais para atuar na Rede de Ensino
Prefeitura de Vila Velha oferece Curso de Libras para servidores

TAGS:
ALIMENTAÇÃO | SAUDÁVEL | ENCCEJA | EJA | AULAS | PROFESSOR | EDUCAÇÃO | ESCOLAS | ENSINO