CENÁRIO EMPREENDEDOR

Alto índice de desemprego já preocupa.

Este ano, o desemprego bateu à porta dos brasileiros com mais intensidade.

Em 22/04/2016 Referência JCC: Prof. José Luiz Mazolini

O elevado índice de desemprego registrado nos últimos meses no Brasil fez acender a luz vermelha, fazendo também, soar mais forte o alarme dentro do governo da presidente Dilma Rousseff, que já sente a acentuada baixa da confiança da população e dos empresários, com preocupações sobre o futuro da economia neste segundo semestre.

Tudo isso acontece justamente num momento em que o governo passa por forte instabilidade política, pressionado por indicadores de alta da inflação e crescimento econômico ruim.

O desemprego bateu à porta dos brasileiros com mais intensidade este ano. Entre maio do ano passado e maio deste ano, o desemprego subiu de 4,9% para 6,7%. Em junho passado, o número de vagas de emprego abertas pelas empresas no Brasil caiu 14,1% em relação a junho de 2014, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, é possível afirmar que a taxa de novas vagas já é a menor registrada desde fevereiro de 2012.

Outro dado que também chama bastante a atenção é que a intensidade desse crescimento do desemprego ocorreu fortemente entre os jovens de 18 a 24 anos. Imaginem que nesta faixa etária, a taxa cresceu de 12,3% em maio de 2014 para 16,4% em maio de 2015.

O mercado de trabalho, a preservação dos direitos conquistados pelos trabalhadores, consequentemente, a maior garantia de renda são defendidos pelo governo como “a bandeira da esperança para a retomada do crescimento" mesmo num cenário de indicadores econômicos desfavorável.  

Recentemente ouvi uma entrevista do ministro Joaquim Levi falando que defende a votação urgente do Projeto de Lei que diminui em 50% a desone­ração da folha de pagamento e sobre a importância de su­perar a agenda de ajuste fiscal, o mais rápido possível, para que o país volte a crescer. Para isso, depende do empenho e da boa vontade do congresso nacional.

Sinceramente, apesar desse cenário não tão empolgante assim, acredito que todos os profissionais extraordinários estão com suas vagas de trabalho garantidas. Acredito também, que essa fase turbulenta da economia vai passar e sobreviverão somente aqueles que se prepararam para conviver com as adversidades e superá-las (o que chamo de aprendizado).

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante. 

www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.