EDUCAÇÃO

Aluna capixaba é premiada em evento de Astronomia

Jordana L. Santos foi premiada pela International Astronomy and Astrophysics Competition.

Em 23/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

Aluna do Instituto Ponte (IP) desde 2019, Jordana Lourenço Santos, de 17 anos, cursa o 2º ano técnico em Informática para internet integrado.

Uma aluna capixaba do Instituto Ponte (IP) acaba de ser premiada na International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC), evento internacional direcionado a estudantes do ensino médio e universitário e dedicado a temáticas que envolvem Astronomia e Astrofísica.

Aluna do IP desde 2019, Jordana Lourenço Santos, de 17 anos, cursa o 2º ano técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio do Ifes de Serra e alcançou resultados excelentes nas três fases da competição. Ao final, ficou com pontuação entre as 15% maiores do mundo em seu nível, recebendo a medalha de bronze. Segundo Jordana, para conquistar o bom resultado também foi essencial poder participar do curso de inglês que o IP oferece.

Participaram da competição deste ano mais de 8.500 estudantes de 67 países. A IAAC ocorre no formato on-line e é organizada pela associação Edu.Harbour. Grande parte dos membros das equipes organizadora e de infraestrutura técnica está localizada em Heidelberg, na Alemanha.

"Para mim, essa conquista representa a realização de um sonho. Graças ao suporte que tenho tido do Instituto Ponte, tive a oportunidade de participar desse evento e obter um bom desempenho. Minha expectativa é de que essa seja uma de muitas vitórias ainda pela frente”, afirmou Jordana.

Para a fundadora e presidente do Instituto Ponte (IP), Bartira Almeida, a conquista comprova que, quando têm oportunidade, jovens talentosos podem ir mais longe.

“Esse excelente resultado alcançado pela Jordana é uma prova disso. E temos certeza de que vitórias como essa contribuirão para que ela transforme sua vida e de sua família, inclusive revertendo projeções preocupantes de entidades como a da reconhecida Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com a instituição, os mais pobres podem levar até nove gerações para atingirem a renda média no Brasil. E nós queremos mudar esse cenário. Com uma educação transformadora, acreditamos que jovens como a Jordana poderão ascender socialmente em muito menos gerações." (Por Rosane Freitas - Mile4)

Leia também:

Nova Lei beneficia casos específicos de estudantes na Serra
> ​Servidores da Prefeitura de Vila Velha realizam curso de libras
Secretaria de Educação da Serra destaca projetos para juventude
> PSE leva orientações sobre alimentação nas escolas de Cariacica
Vitória faz avaliação institucional das 102 unidades de ensino
Divulgada lista de classificados no programa Qualificar ES
Centro Estadual de Anchieta passa se chamar ‘Paulo Freire’
Prefeitura de Cariacica abre matrículas para EJA em 23 escolas
No mês da inclusão, Serra terá Seminário de Educação Especial 
Vitória entre as 4 capitais que mais vacinaram educadores
Escolas podem usar verbas do PDDE para aulas presenciais
MEC estuda a criação da 1ª universidade federal digital

TAGS:
INFORMÁTICA | PREMIAÇÃO | INTERNACIONAL | IFES | ASTRONOMIA | EDUCAÇÃO