CIDADANIA

Alunos da educação infantil aprendem sobre alimentação saudável

Alunos visitaram propriedades agrícolas da Cooperativa de Agricultores de Cariacica.

Em 29/08/2018 Referência JCC / Renata Moreira - Secom/PMV

Divulgação

Atividades sobre os benefícios da alimentação escolar de qualidade e saudável fez sucesso entre a garotada do CMEI Professora Cida Barreto, de Jardim da Penha. Os alunos participaram de roda de conversas e visitaram propriedades agrícolas da Cooperativa de Agricultores Familiares de Cariacica (CAFC-ES). A ação faz parte do Projeto "Conhecendo planetas e outros mundos com o Pequeno Príncipe.

Durante visitas às propriedades agrícolas, os alunos participaram das seguintes atividades: caminhada ecológica, conversa sobre as características do plantio da banana, visita a uma nascente e reflexão sobre a importância de sua preservação e processo de manipulação da fruta até ser levado ao consumidor final.

"Considerando o tema, planejamos ações voltadas para a sustentabilidade da vida, em que o Pequeno Príncipe nos ensinou a cuidar do nosso Planeta. Dentre as atividades previstas, recebemos em nosso CMEI o senhor Davi, responsável pela agricultura familiar, que dialogou com nossas crianças e funcionários sobre alimentos sem agrotóxicos para a alimentação e saúde da população. Dando continuidade a esta conversa, possibilitamos pesquisas sobre a alimentação saudável, a importância dos trabalhadores do campo e atitudes de respeito ao meio ambiente", explicou a Diretora Keila Madeira Pereira.

Alimentação Escolar em Vitória 

A Prefeitura de Vitória oferece diariamente um cardápio diferenciado com alta qualidade nutricional para cerca de 50 mil alunos. Por dia, são servidas mais de 80 mil refeições, totalizando 15,8 milhões por ano.

Segundo o Coordenador de Alimentação e Nutrição Escolar (CANE), Rafael Vicente, boa parte dos alimentos oferecidos nas escolas são provenientes da Agricultura Familiar Capixaba.

"Por meio de chamada pública a Prefeitura de Vitória firma contratos anuais com Associações e Cooperativas de agricultores, para o fornecimento de frutas in natura, hortigranjeiros, laticínios e biscoitos. Além de contribuir para uma alimentação mais saudável, contribuímos para o desenvolvimento da economia e a sustentabilidade da agricultura", pontou.