EDUCAÇÃO

Alunos da rede de Serra fazem passeio para observar baleias

A manhã da última quinta-feira (13) foi marcada por uma experiência incrível e diferenciada.

Em 14/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Núbia Nascimento/Secom

Os alunos viveram um momento único observando as baleias em alto mar.

"Uma experiência única, mágica e linda", disse Mayra, depois de presenciar baleias em águas capixabas. 

A manhã da última quinta-feira (13) foi marcada por uma experiência incrível e diferenciada para uma turma da EMEF Serrana, de Serra Sede. Os alunos acordaram bem cedo e embarcaram em uma aventura para conhecer de pertinho uma espécie de mamífero que é bom comum para muitos, só que em desenhos, imagens e livros. Naquela manhã contudo, ao vivo e a cores, o grupo presente na embarcação, acompanhou bem de pertinho o dia a dia das Baleias Jubartes que vivem em águas capixabas.

À medida em que o barco se distanciava das três cidades que poderiam ser vistas a caminho do alto mar, mais forte ficava as ondas e foi só quando prédios, pontes e montanhas ficaram só um borrão, quase uma miragem, que a mágica aconteceu. Não demorou muito para que a primeira baleia aparecesse, sem timidez, ela pulava, batia as barbatanas e era possível ouvir o canto com nitidez e o ar quente que saía do espiráculo, jorrando água, parecido com um chafariz, completava o show aquático particular orquestrado no meio do oceano. 

Não demorou muito e outras baleias, incluindo filhotes entraram em cena e compuseram o espetáculo que tinha como cenário um dia ensolarado e águas de um tom azul impressionante. Por todos os cantos do barco se escutava a emoção de quem assistia o show. “Uau, acho que ela já pulou umas sete vezes, "olha ali tem mais uma", "olha essa aqui pertinho de nós, incrível". 

Mayra Bono terminou seu depoimento enquanto atracava no cais muito admirada. 

"O mais impressionante é que fica aqui no nosso estado. É muito gratificante poder vivenciar essa experiência em terras capixabas, o Espírito Santo é lindo, visto aqui do alto mar", completou. 

Ao todo três escolas da rede municipal de ensino da Serra foram contempladas com a oportunidade de observar as baleias. As EMEFs Aureniria Correa Pimentel, Serrana e Sonia Regina. A ação é fruto do Chamamento Público, previsto pela Lei 4461/2016, que institui a Política de Educação Ambiental na Serra. Esse, e outros 4 projetos foram financiados pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente. Resultando em uma parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, que por meio do departamento de Educação Ambiental. 

 

O projeto Amigos da Jubarte 

O Projeto Amigos da Jubarte, fundado em 2014, é uma co-realização do "coletivo ambiental" constituído pelo Instituto O Canal (ES) e Instituto Últimos Refúgios (ES). Desde sua criação, o projeto de conservação tem como objetivo estudar e divulgar a presença das baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) na costa capixaba (Espírito Santo - Brasil). 

Baleia Jubarte 

As baleias jubartes são mamíferos marinhos e têm como principal característica seu tamanho, que impressiona pelas dimensões. Medindo entre 12 e 16 metros e com peso que varia de 35 a 40 toneladas, ela é uma das maiores espécies de baleias, mesmo com seu tamanho e peso avantajados, ao saltar, consegue projetar praticamente todo o corpo para fora da água, e em alguns casos, ela pode chegar a mais de 2/3 de seu corpo. (Por Núbia Nascimento - da Secom PMS)

Leia também:

Enem 2022: o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
Governo do Estado vai reformar e ampliar escola na Serra
Brasil tem 62 universidades entre as melhores do mundo; veja
Educação repassa R$ 8,5 milhões às Escolas para 2º semestre
Lúdico nas salas e permite ensinar química com culinária
Teatro sobre trânsito conscientiza alunos da rede municipal
Bloqueio de recursos do MEC acerta em cheio as federais
Projeto interdisciplinar cativa os estudantes de Vitória
São Mateus abre inscrições para os cursos de qualificação
Bolsonaro corta mais R$ 2,4 bi do MEC e afunda a Educação
Vila Velha premia vencedores do concurso de desenho
1ª polo de educação a distância de Cariacica é inaugurado

TAGS:
EDUCAÇÃO | PREFEITURA | BALEIAS | SERRA | ALUNOS | PASSEIO