EDUCAÇÃO

Alunos de Aracruz conquistam medalhas de ouro na OBA2020

Os alunos Ana Clara Bravo e Gabriel Gomes, são estudantes do 9º ano do CMEB Paulo Freire.

Em 30/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semed/PMA

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, no qual os alunos participam voluntariamente.

Os alunos Ana Clara Bravo e Gabriel Gomes, ambos estudantes do 9º ano do CMEB Paulo Freire, conquistaram as medalhas de ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) de 2020. Eles também foram convidados a participar da Pré-seleção para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) de 2021.

Ana Clara diz que sua motivação para fazer a olimpíada é pela paixão por astronomia e ciências em geral, “além de claro, todas as oportunidades que a prova pode trazer a nós alunos”. Já Gabriel conta que seu estímulo foi ampliar seu conhecimento sobre o mundo e sobre o que o cerca. “Essa conquista me motiva a continuar me empenhando nos meus estudos".

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, no qual os alunos participam voluntariamente. Por conta da pandemia este ano a prova foi realizada de forma virtual.

Resultados positivos

O CMEB Paulo Freire participa da Olimpíada desde 2009, e já conquistou vários resultados positivos, como menções honrosas, medalha de bronze, medalha de prata e agora em 2020 duas medalhas de ouro.

A participação dos alunos em olimpíadas e simulados tem sido estimulada pelas professoras de ciências, Irys Couto e Yohanna Gomes, e a equipe pedagógica.

“Foram diversos desafios para a educação neste ano atípico, mas as olimpíadas, os simulados virtuais e as aulas online têm aumentado a participação e engajamento dos estudantes para os estudos” menciona Irys.

Este ano os alunos do 9º ano estudaram pelas atividades didáticas enviadas via WhatsApp.

"Os alunos tiveram aulas online oferecidas voluntariamente por alguns professores do CMEB Paulo Freire em parceria com o cursinho popular voluntário Atitude” informou Yohanna.

Para o prefeito Jones Cavaglieri, os alunos têm uma melhor percepção do que se constrói com a Astronomia e vêm se apropriando desse conhecimento, o que resulta nas conquistas.

“Nossa administração trabalhou junto aos alunos seu protagonismo, incentivando o compromisso, a dedicação e a consciência do que se estuda. Estamos felizes com o resultado da OBA, sabemos que trabalhamos no caminho certo”. (Com informações da Secom/PMA)