EDUCAÇÃO

Alunos de Tempo Integral no ES escolheram disciplinas eletivas

Essas disciplinas representam mais uma oportunidade para a ampliação do conhecimento.

Em 18/02/2020 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Sedu - Divulgação

As Escolas de Tempo Integral da Rede Estadual do Espirito Santo, realizam, a partir desta segunda-feira (17), um dos momentos mais aguardados pelos estudantes: o Feirão das Eletivas. A ação é realizada por cada uma das 62 escolas desta oferta de ensino e tem como finalidade apresentar aos estudantes as eletivas que serão ofertadas neste primeiro semestre. Essas disciplinas são oferecidas semestralmente, propostas pelos professores e/ou pelos estudantes, e representam mais uma oportunidade para a ampliação do repertório de conhecimentos oferecido na Rede Estadual.

Para o assessor de Educação em Tempo Integral, Marcelo Lema, “a eletiva é uma proposta de aprendizagem diferenciada para os estudantes, visto que os conteúdos das disciplinas tradicionais são ofertados de forma diversificada, por meio de teatro, dança, música, práticas experimentais, visitas técnicas, entre outras metodologias, e conta com dois professores de diferentes áreas, com a finalidade de trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar. Essa interação garante uma diferenciação na forma de aprender, mais próxima das expectativas dos estudantes”, disse Lema.

Para a escolha da eletiva, ocorre o Feirão que é quando os professores apresentam aos estudantes as propostas de eletivas, utilizando diversos espaços da escola. Posterior a esta etapa, os estudantes irão escolher a Eletiva que desejam cursar. Na última semana de fevereiro, as Eletivas têm início e as atividades desenvolvidas são baseadas no planejamento descrito na Ementa, onde consta todo o planejamento que será executado durante o semestre.

Para as escolas de Tempo Integral, das 9h30 e 7 horas, são ofertadas duas aulas sequenciadas semanais para desenvolvimento das disciplinas eletivas. Já nos Centros Estaduais Integrados de Educação Rural (Ceier), será ofertada uma aula semanal. Para ambos os casos, a escola organiza o horário para que as aulas das Eletivas sejam realizadas simultaneamente em todas as turmas. Ao final de cada semestre, é realizada a Culminância das Eletivas, momento destinado para a apresentação do produto construído pelos estudantes e professores ao longo do semestre. 

Escolha do Tutor

Outra ação promovida nas Escolas em Tempo Integral é a escolha do tutor. Nesse momento, os estudantes têm a oportunidade de escolher um professor para orientá-lo e apoiá-lo até o final do ano letivo. As escolas expõem o perfil dos professores e o estudante escolhe com quem ele se identifica como Tutor. Durante as tutorias, o educador tem a função de acompanhar a vida acadêmica dos estudantes, avaliando o desenvolvimento e o crescimento escolar, prestando atendimento e apoio no decorrer do ano e contribuindo com o projeto de vida de cada um. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedu)