EDUCAÇÃO

Alunos de Vila Velha participam do projeto Escola Vai Ao Parque

Alunos da UMEF Paulo Mares Guia estiveram no Parque Natural Municipal da Manteigueira

Em 18/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

A trilha ecológica é o momento em que o aluno aprende sobre estrutura, funções e diversidade da floresta, com foco nas espécies nativas

Na última quinta-feira (12), os alunos do Ensino Fundamental da UMEF Paulo Mares Guia passaram a tarde no Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, participando do projeto Escola Vai Ao Parque.

Os alunos foram divididos em dois grupos e realizaram as atividades de forma alternada. A trilha ecológica é o momento em que o aluno aprende sobre estrutura, funções e diversidade da floresta, com foco nas espécies nativas. Durante a trilha são feitas doze paradas para observação e explicações sobre espécies da fauna ou flora, como por exemplo a Parada do Pau Brasil e a Parada da Embaúba. Essa atividade, além de passar conhecimentos para os estudantes, visa contribuir na conscientização e valorização do meio ambiente.

“o projeto proporciona aos alunos um contato com a realidade, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem de modo a consolidar a teoria ensinada em sala de aula”, explicou Giselle Soncin, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação.

Outra atividade são as oficinas socioeducativas participativas, que buscam sensibilizar os alunos quanto à conservação e a importância das áreas verdes inseridas em centros urbanos, como a própria Unidade de Conservação do Parque da Manteigueira. No primeiro momento, há uma exposição e depois, jogos interativos para ajudar na aprendizagem. Os alunos, utilizando elementos da natureza como folhas e galhos que eles próprios coletaram, fazem artes com colagens.

Toda a visitação é feita seguindo os Protocolos de Biossegurança. O uso de máscara é obrigatório durante todo o percurso, o número máximo de alunos presentes é de 30 (dividido em dois grupos de 15), as atividades são todas realizadas ao ar livre e com distanciamento social. Além disso, os alunos devem ir uniformizados e a recomendação é que se use repelente, protetor solar, boné e garrafa de água.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Manuela Batista, explicou que o projeto é fruto de um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura e a Universidade Vila Velha (UVV):

“O projeto é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, com importante parceria da Secretaria de Educação. São realizadas atividades socioeducativas com a comunidade escolar, com o objetivo de aflorar o sentimento de valorização, conservação, reconciliação e de pertencimento à área do Parque da Manteigueira”, ressaltou.

Para participar do Escola Vai Ao Parque, a visita deve ser agendada por meio do formulário no site da Prefeitura de Vila Velha. A programação começa às 14h e finaliza por volta das 16h30, sendo realizada todas as quintas-feiras. (Semcom/PMVV).

Leia também:

ProUni: Prazo para inscrição na lista de espera termina hoje (18)
Prefeitura de Vila Velha define novos projetos para a EJA
Serra faz parceria com o IFES para capacitar alunos do EJA 
Prazo para matrícula no Sisu termina na próxima segunda (16)
Vitória convoca aprovados para atuar no ensino fundamental
Alunas de 84 e 69 anos retornam à sala de aulas em Vila Velha
Prefeitura de Serra vai vacinar os estagiários da Educação
Escolas de Vitória têm agenda especial para o Dia do Estudante
Serra ministra palestras sobre Educação no Trânsito em escola
Em Serra, 95 % dos estudantes voltaram às aulas presenciais
Inscrição para processo seletivo do Sisu termina nesta sexta
MEC e MS assinam portaria orientando sobre retorno às aulas
Qualificar ES abre 26 mil vagas em cursos on-line e gratuitos
Inscrições para o programa Formare vão até dia 9 de agosto
Educação Empreendedora chegará a escolas de 3,2 mil cidades
Grupos 3 e 4: Educação Infantil de Vitória tem retorno presencial
Prefeitura de Vitória convoca aprovados para a Educação
Vila Velha lança projeto literário para ciclo de alfabetização
Qualificar ES abre inscrições para a formação continuada
Enem 2021 tem 3,1 milhões de inscrições confirmadas
Serra abre inscrição no curso para candidato a direção escolar

TAGS:
IFES | EJA | AULAS | PROFESSOR | PROUNI | SISU | EDUCAÇÃO | ENEM | ESCOLAS | ENSINO