CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Alunos de Vitória disputam Torneio de Robótica em São Paulo

O time conquistou a primeira posição em Design Mecânico na seletiva regional.

Em 05/03/2020 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Equipe Lego Vorazes/Arquivo pessoal

Alunos do SESI de Vitória disputarão, a partir de sexta-feira (6), a etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), em São Paulo. O time “Legos Vorazes” conquistou a primeira posição em Design Mecânico e ficou com o quarto lugar geral na seletiva regional ao criar um dispositivo que colore a água de vasos sanitários com vazamento. 

A ideia surgiu após os estudantes descobrirem que o maior desperdício de água nas cidades vem de sanitários desregulados. Após meses de investigação, os alunos acharam o problema: a boia que regula o fluxo de água, localizada dentro da caixa acoplada ao vaso sanitário, cria um defeito por conta do uso constante. Isso faz com que o nível da água suba, escorra no vaso e seja difícil observar. Como solução, a peça criada pelos alunos será encaixada na ponta do tubo e terá um pó colorante. Quando a água passar pelo canal, cairá no vaso colorida, indicando o vazamento.

Segundo a integrante da equipe Luísa Coutinho, de 13 anos, a pesquisa e o desenvolvimento do projeto trazem experiência que será “importante” em um futuro próximo para ela e os colegas.

“Eu penso em fazer faculdade, mas ainda não escolhi direitinho. Estou bastante em dúvida em relação a isso. Eu tava pesquisando sobre faculdade e eu achei um curso: arquitetura e urbanismo. Urbanismo tem a ver com cidades inteligentes, que é o tema dessa temporada. Eu fiquei bastante interessada”, conta Luísa.

Para o professor de matemática e robótica e técnico da equipe, Thiago Ferreira da Silva, o torneio é importante para que os competidores estejam preparados para o mercado de trabalho. “Desenvolve muitas coisas, desde a questão de aprender processos de pesquisa, de forma autônoma, até trabalhar relacionamento interpessoal, em grupo. São muitos benefícios quando o aluno participa desse tipo de evento”, defende. 

A competição 

A etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League reunirá 100 equipes de todo o Brasil, formadas por estudantes de 9 a 16 anos. A ideia é promover disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, além da sala de aula. Este ano, os competidores terão que apresentar soluções inovadoras para melhorar, por exemplo, o aproveitamento energético nas cidades e a acessibilidade de casas e prédios.
 
O diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol, ressalta que a elaboração dos projetos estimula a autonomia e o trabalho em equipe e contribui para a formação profissional dos alunos.

“A questão do empreendedorismo é a base de todo o processo. Nesse torneio, uma das avaliações que é extremamente importante é a capacidade de empreender, de buscar coisas novas, de fazer com que o produto seja desenvolvido”, atesta. (Com reportagem de Camila Costa - Agência do Rádio Mais)