EDUCAÇÃO

Alunos do 6º/9º ano Fundamental voltam às salas de aula

Aferição da temperatura dos estudantes na porta da escola é um dos protocolos em Vitória.

Em 22/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

"Desde o início do ano, quando reabrimos em março, trabalhamos pela escola segura, por um retorno responsável", disse a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Chamada para os estudantes do grupo azul matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na rede de ensino de Vitória: segunda-feira (24) é dia de voltar para a escola! No dia 31, será a vez dos estudantes do grupo laranja. Com isso, Vitória terá o retorno completo dos estudantes às escolas.

No dia 10 de maio, o grupo azul dos estudantes de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental retornaram às salas de aula. No dia 17, foi a vez do grupo laranja. Também retornaram as crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil, assim como os alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

"Desde o início do ano, quando reabrimos em março, trabalhamos pela escola segura, por um retorno responsável. Precisamos estar com as nossas escolas abertas, é um direito de crianças e estudantes. Para isso, garantimos o retorno presencial escalonado, de forma gradual, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS)", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Retorno facultativo

O retorno presencial não será obrigatório, cabendo às famílias decidirem enviar ou não seu filho à escola. Os estudantes que continuarem em casa serão atendidos pelo ensino remoto emergencial, que consiste nos conteúdos e atividades por meio da plataforma AprendeVix e outros recursos tecnológicos usados pelas escolas ou roteiros de estudo entregues de forma impressa.

As famílias que não responderam à consulta realizada pela Seme, via Boletim Online, sobre o retorno presencial dos estudantes ou que decidiram, num primeiro momento, permanecer com eles em casa podem fazer a solicitação do retorno presencial.

Para isso, é preciso comunicar à unidade de ensino, por meio da secretaria escolar ou, ainda, do Boletim Online.

Escola segura

Os protocolos de biossegurança são os mesmos que já foram adotados em março, quando a rede de Vitória retornou com o ensino presencial.

As escolas passaram por pequenas reformas e foram adaptadas, com demarcação do espaço físico, respeitando 1,5 metro de distanciamento; instalação de pias e lavatórios em mais pontos da unidade; instalação de totens e dispensers para álcool 70%; instalação de mais ventiladores, onde foi verificada essa necessidade; troca de torneiras em bebedouros e de lixeiras de tampa por lixeiras de pedal.

Além disso, houve distribuição de máscaras aos profissionais da Educação e estudantes assim que as atividades presenciais retornaram. Na entrada da escola, há aferição de temperatura e higienização das mãos.

Como fica o retorno

  • 24 de maio: estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, grupo azul
  • 31 de maio: estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, grupo laranja

Leia também:

Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo
Pré-candidatos a diretores de escola têm live sobre gestão
Vitória entrega novos cartões do AME nesta sexta-feira (21)
Parque Moscoso recebe cuidados para o conforto do público
Prefeitura de Vitória entrega novas casas no bairro Conquista
Parque Moscoso celebra 109 anos com atrações, beleza e história
Casa Porto reabre as portas após 14 meses e traz exposição
Vitória abre agenda on-line para emitir Carteira de Identidade
Ministra Damares lança Campanha Maio Laranja em Vitória
Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza

TAGS:
ARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO