EDUCAÇÃO

Alunos do EJA começam curso de qualificação profissional

Alunos da EJA da Serra começaram curso de qualificação profissional no IFES nesta quarta

Em 04/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

O projeto é uma parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo Ifes, da Serra e visa a integração com a Educação Profissional. 

A Serra tem provado a cada dia que a Educação de Jovens e Adultos, muitas vezes considerada uma obrigação tardia, é uma oportunidade de futuro tão importante quanto a construção educacional na fase infantil, e pensando nisso que a prefeitura tem trabalhado para educar e proporcionar oportunidades, independente da idade, para os alunos que escolheram buscar um outro futuro através da educação. 

Nesta quarta-feira (03), foi inaugurada a primeira aula de qualificação profissional dos alunos matriculados nas turmas conclusivas da modalidade Educação Jovens e Adultos. O projeto é uma parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo Ifes, da Serra e visa a integração com a Educação Profissional. 

A ideia é a realização de ações que fomentem as áreas de trabalho, ciência, técnica, tecnologia, humanismo e cultura geral como forma de contribuir para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional desses alunos que buscam além da educação básica, oportunidades no mercado de trabalho. 

Flávia Rossoni, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA)  falou sobre a parceria com o Ifes Serra. 

“Essa parceria é importante para o fortalecimento da modalidade EJA, pois oportuniza outras possibilidades  de apropriação do conhecimento pelos alunos. Além disso, a qualificação profissional também enfatiza a profissão como um caminho educativo”, explicou. 

 Fabiana Negreli, secretária de Educação, esteve presente para a aula inaugural e reforçou a ideia de proporcionar oportunidades para a modalidade EJA. 

“Precisamos voltar atenção para os alunos da Educação Jovens e Adultos, criar oportunidades, eles têm muito potencial que precisa ser mostrado tanto a eles mesmos quanto para o mercado, essa parceria é extremamente importante porque é só através da educação, seja ela de base ou profissional que chegamos a algum lugar”, disse. 

Os cursos 

Foram disponibilizadas 20 vagas para Operador de Computador e 30 vagas para Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com 30 vagas. Ainda há a concessão de bolsa auxílio de R $180,00 para cada estudante, durante a realização do curso. (Secom/PMS)

Leia também:

MEC não deve mais divulgar nota de corte parcial do Prouni
> ​Horta Escolar retorna nas escolas municipais de Vila Velha
O que é a Lei de Cotas e as disputas em torno de sua revisão
Sai a lista das 10 melhores universidades brasileiras
Escolas de Vila Velha são semifinalistas no Prêmio Nestlé
Inscrições para 2ª edição do ProUni começam segunda (1º)
Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda (01)
Educação repassa mais de R$ 8,5 mi às unidades de ensino
Estudantes de Vitória aprendem sobre alimentação natural
Vila Velha: educação lança ambiente virtual de aprendizagem
Aulas on-line do Qualificar ES começam nesta terça-feira (26)

TAGS:
EJA | SERRA | CURSO | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL | IFES