EDUCAÇÃO

Alunos do grupo laranja voltam às salas de aula na segunda (14)

Vitória tem mais de 26 mil estudantes matriculados do 1º ao 9° ano do Ensino Fundamental..

Em 12/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

Estudantes do Ensino Fundamental da Reda Municipal de Vitória foram divididos em dois grupos para fazer revezamento nas aulas presenciais.

Atenção para a chamada! Esta segunda-feira (14) é dia dos estudantes do grupo laranja estarem nas salas de aula das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Vitória. Na hora de arrumar a mochila, não pode esquecer a máscara!

A capital tem, hoje, mais de 26 mil estudantes regularmente matriculados do 1º ao 9° ano do Ensino Fundamental. As famílias de 19 mil já se manifestaram, junto às secretarias escolares ou pelo Boletim Online dos estudantes, para que eles estejam nas escolas.

Para cumprir o distanciamento de 1,5 metro, dentro dos protocolos de biossegurança de prevenção à Covid-19, as turmas foram divididas em grupos de duas cores: azul e laranja. Desse modo, há um revezamento semanal: quando o grupo azul está na escola, o laranja fica em casa. Na semana seguinte, ocorre o inverso.

O retorno presencial é facultativo, ou seja, a família pode optar se o estudante retorna ou não. Aqueles que decidirem permanecer em casa continuarão sendo atendidos pelo ensino remoto emergencial, seja por meio dos roteiros de estudo impressos, retirados nas unidades de ensino, ou acessando os conteúdos e atividades na plataforma AprendeVix.

Estudantes de Vitória na escola

  • Educação Infantil: grupos 5 e 6 em aulas presenciais, sem revezamento;
  • Ensino Fundamental, anos iniciais: turmas do 1º ao 5º ano em aulas presenciais, com revezamento entre os grupos azul e laranja.
  • Ensino Fundamental, anos finais: turmas do 6º ao 9º ano em aulas presenciais, com revezamento entre os grupos azul e laranja.
  • Educação de Jovens e Adultos: estudantes nas salas de aula, com revezamento somente nas turmas em que é necessário.

Protocolos

Os protocolos de biossegurança para manter a escola como um ambiente seguro permanecem sendo seguidos em todas as unidades de ensino de Vitória.

As escolas passaram por pequenas reformas e foram adaptadas para o retorno presencial dos estudantes, com demarcação do espaço físico, respeitando 1,5 metro de distanciamento; instalação de pias e lavatórios em mais pontos da escola; instalação de totens e dispensers para álcool 70%; instalação de mais ventiladores (onde foi verificada essa necessidade); troca de torneiras em bebedouros e troca de lixeiras de tampa por lixeiras de pedal.

Além disso, houve distribuição de máscaras aos profissionais da Educação e estudantes assim que as atividades presenciais retornaram. Como protocolo, na entrada da escola, há aferição de temperatura e higienização das mãos.

"A escola não vem sendo um foco de contágio com o retorno presencial. Todos os casos que se confirmam de Covid-19 são acompanhados pela Vigilância Sanitária. A contaminação cruzada, de uma pessoa passar para outra no mesmo ambiente, não ocorreu nas escolas após o retorno das aulas presenciais", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Leia também:

Prefeitura de Vitória recolhe 3 mil ton de lixo irregular por mês
Mega-ação retira mais 28 ton de resíduos da baía de Vitória
Vitória abre agenda para vacinar professores de 40 a 59 anos
Prefeitura retira 111 toneladas de resíduos da baía de Vitória
Prefeitura leva mais iluminação e segurança para São Pedro
Vitória abre agenda para vacinar idosos com 65 anos e saúde
Pesquisa mostra variação de 225% no valor do álcool em gel
Ajuda: Vitória alerta sobre os sinais da violência sexual infantil
Maio Laranja realiza ação educativa na feira de Maria Ortiz
Alunos do 6º ao 9º ano Fundamental voltam às salas de aula
Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo
Pré-candidatos a diretores de escola têm live sobre gestão
Vitória entrega novos cartões do AME nesta sexta-feira (21)
Parque Moscoso recebe cuidados para o conforto do público
Prefeitura de Vitória entrega novas casas no bairro Conquista

TAGS:
PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO