EDUCAÇÃO

Alunos dos Centros de Idiomas participam do CEI FAIR 2019

O objetivo da ação foi promover interação e socialização entre os alunos.

Em 29/10/2019 Referência JCC, Mirela Marcarini, Geiza Ardiçon e Soraia Camata

Foto: Sedu/Divulgação

Os estudantes dos Centros Estaduais de Idiomas (CEI) da Grande Vitória participaram do CEI FAIR 2019, entre os dias 16 a 19 de outubro. O objetivo da ação foi promover interação e socialização entre os alunos, aprimorando a dinamização do estudo das línguas inglesa e espanhola, de forma a desenvolver as habilidades comunicativas, a expressão corporal, artística e a consciência cidadã.

As atividades que foram desenvolvidas focaram nos dez anos que o projeto é desenvolvido pela Secretaria da Educação (Sedu). O CEI FAIR 2019 foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica.

Os próximos Centros a realizarem a ação serão os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, que inicia nesta terça-feira (29) e segue até o dia 01 de novembro, e Colatina, que será de 19 a 22 de novembro. 

Além do CEI FAIR, os Centros Estaduais de Idiomas promovem os CEI Clubs, nos quais os alunos têm a oportunidade de desenvolver suas aptidões nas áreas de leitura, teatro, dança e canto.

Centro Estadual de Idiomas 

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI) com o objetivo de oportunizar aos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino o aprofundamento dos estudos em outro idioma (Inglês ou Espanhol), para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário. As atividades iniciaram-se no ano de 2009 com quatro polos de atendimento no Estado, localizados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Em 2010, o CEI também foi implantado em Cachoeiro de Itapemirim e Colatina e, no ano de 2018, expandiu-se para Linhares e São Mateus, atendendo a um total de 6.330 estudantes em oito unidades de funcionamento.

O processo de seleção é realizado anualmente, geralmente no início do ano letivo, conforme edital próprio divulgado nas escolas, no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO-ES), no site e nas redes sociais da Secretaria da Educação (Sedu). O Centro Estadual de Idiomas, além de promover o aprofundamento dos estudos em uma segunda língua, promove também a mobilidade acadêmica dos estudantes por meio do programa Intercâmbio Sedu.