CIDADANIA

Alunos em Viana cultivam alimentos e fazem doação para famílias carentes.

Esse já é o segundo ato de solidariedade feito pelas crianças da unidade.

Em 02/08/2016 Referência JCC

Um ato de amor e solidariedade. Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Izabel Mercher, em Industrial, que estão cultivando vários alimentos em uma horta da escola, se preparam para fazer a segunda doação que será destinada à mesa de famílias carentes cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Marcílio de Noronha. A doação será nesta terça-feira (02), às 13h30, para o CRAS, que destinará os alimentos para as famílias atendidas. A entrega será feita na própria escola.

Eles vão doar alface, couve, palmerão, agrião, salsa, cebolinha, taioba e aipim, todos os alimentos foram cultivados pelos alunos. Esse já é o segundo ato de solidariedade feito pelas crianças da unidade. “A primeira doação foi feita no mês de junho também para o CRAS de Marcílio de Noronha. Agora vamos fazer a segunda colheita e fazer mais uma doação” disse a diretora do CMEI, Nerli Teixeira. 

Nerli explica que até o desperdício dos alimentos no prato dos alunos diminuiu. “Quando elas passaram a cultivar e colher o próprio alimento, ficaram mais conscientes quanto ao valor, evitando assim o desperdício. Agora elas consomem realmente a quantidade que precisam”, completa. 

Já a coordenadora do CRAS de Marcílio de Noronha, explica que a doação vai ajudar muito as famílias atendidas pelo CRAS. “Hoje temos cerca de 50 famílias acompanhadas no CRAS de Marcílio de Noronha. A primeira doação foi concedida às crianças atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Fizemos uma orientação quanto à importância de uma alimentação saudável e nutritiva. Após receber a segunda doação, vamos promover uma orientação com os responsáveis pelas crianças para que eles também possam cultivar esses alimentos em casa, agregando valor nutritivo à alimentação deles diariamente”, disse a coordenadora, Flávia Gomes Pereira Oliveira. O cultivo de legumes e verduras na horta faz parte do projeto ‘Guardiões da Natureza em Ação’.  

Saiba mais sobre o projeto

Com a filosofia ‘Plantar, cuidar, colher e comer’, o projeto criado no início de 2015, visa proporcionar aos alunos da escola, a vivência e o contato direto com o meio ambiente através da horta instalada no canteiro da instituição. 

A iniciativa conta com apoio da comunidade, pais dos alunos e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (INCAPER), que ministra palestras para os alunos e professores sobre os cuidados necessários com solo, plantio e adubação. 

“O contato com a natureza faz com que as crianças vejam as consequências das ações humanas no ambiente e aprendam a ter uma postura ecologicamente correta, além de ajudar o próximo”, explica a diretora do CMEI, Nerli Teixeira.

Os alunos participam diariamente de todos os processos, desde a preparação do solo para receber as sementes e mudas até a etapa da colheita dos legumes e verduras plantados. Tudo que é colhido é utilizado na preparação da merenda fornecida aos alunos do CMEI. No canteiro é possível colher alface, couve, repolho, tomate, cebolinha, abóbora entre outros legumes que enriquecem o cardápio dos alunos.  

“Estamos ampliando nossa horta, para que futuramente seja possível plantar outras verduras e legumes, incentivando entre os alunos o consumo de alimentos naturais”, comenta a diretora.  O projeto deu tão certo que foi um dos selecionados ao Prêmio Inoves 2015, na categoria Práticas Transformadoras. Neste ano a escola também está concorrendo ao prêmio e já garantiu sua inscrição do projeto no Prêmio Inoves 2016.

Fonte: SECOM/Viana