EDUCAÇÃO

Alunos entrevistam prefeito em projeto de cidadania ativa

Os alunos da Unidade Municipal de Vila Velha entrevistaram o prefeito Arnaldinho Borgo.

Em 24/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

O projeto é interdisciplinar, envolvendo assuntos que estão sendo ensinados em diferentes matérias, como Língua Portuguesa e História.

Os alunos do 5° ano da UMEF Leopoldina Conceição de Mattos Pereira tiveram um momento singular na manhã desta sexta-feira (24): entrevistaram o prefeito Arnaldinho Borgo.

O momento faz parte de uma das ações do projeto de cidadania ativa, do professor Adenilson André Viana. O projeto é interdisciplinar, envolvendo assuntos que estão sendo ensinados em diferentes matérias, como Língua Portuguesa e História. Os alunos estão aprendendo em sala de aula sobre os Três Poderes, Democracia, o papel de um cidadão consciente e o gênero textual entrevista.  

E foi durante o processo de produção de entrevistas, escrita e desenvolvimento da oralidade, que surgiu a ideia de entrevistar alguém que representasse um papel importante no município. Logo, os alunos falaram da vontade de entrevistar o prefeito da cidade.

Na entrevista, os alunos tiveram a oportunidade de perguntar sobre a infância do prefeito e também sobre seus sonhos, além de tirarem dúvidas sobre o que está acontecendo na cidade, quais são os projetos futuros e quais atividades ele mais realiza no trabalho do dia a dia.

O professor, Adenilson André, disse que os questionamentos feitos pelos alunos tem a ver com os ensinamentos de sala de aula.

“Nós conectamos os conteúdos e aprendemos muito sobre a história da nossa cidade para elaborar as perguntas. O prefeito conseguiu tirar muitas dúvidas que os alunos tinham e essa participação dele na nossa aula vai marcar a vida deles e servir como uma experiência grandiosa”, afirmou.

Nathalia foi uma das alunas que perguntou para o prefeito. Para ela, que está adorando participar do projeto, o momento foi de felicidade.

 “Fiquei agradecida dele ter aceitado o convite e vindo até nossa escola. Fiquei feliz que ele veio falar do trabalho dele e responder nossas perguntas. “Tô” curtindo muito o projeto do professor, a gente conseguiu aprender muito e de um jeito legal”, disse. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Guarapari entrega kits de laboratório de ciências para escolas
Aluna capixaba é premiada em evento de Astronomia
Nova Lei beneficia casos específicos de estudantes na Serra
> ​Servidores da Prefeitura de Vila Velha realizam curso de libras
Secretaria de Educação da Serra destaca projetos para juventude
> PSE leva orientações sobre alimentação nas escolas de Cariacica
Vitória faz avaliação institucional das 102 unidades de ensino
Divulgada lista de classificados no programa Qualificar ES
Centro Estadual de Anchieta passa se chamar ‘Paulo Freire’
Prefeitura de Cariacica abre matrículas para EJA em 23 escolas
No mês da inclusão, Serra terá Seminário de Educação Especial 

TAGS:
VILA VELHA | PROJETO | ALUNOS | PREFEITO | EDUCAÇÃO | UMEF