CIDADANIA

Alunos paralímpicos visitam o Praia Legal em Vila Velha

A ação foi realizada pelas secretarias municipais de Educação Semed e Semas.

Em 23/01/2019 Referência JCC, Priscila Contarini - Semcom/PMVV

Foto: Felix Falcão

Um dia ensolarado e de muita alegria marcou, nesta terça-feira (22), a visita dos alunos e atletas de modalidades paralímpicas desenvolvidas e apoiadas pela Prefeitura de Vila Velha ao projeto Praia Legal, na Praia da Costa.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

A ação foi realizada pelas secretarias municipais de Educação (Semed) – que realiza diversos projetos paralímpicos – e de Assistência Social (Semas), que coordena o Praia Legal.

Ikaro Nunes de Castro, aluno, atleta e recordista nas provas de natação de longa distância, mostrou o seu talento. “É muito bacana ter este espaço para se confraternizar com os amigos”, afirmou. “Esse convívio é muito importante, pois aumenta a autoestima e melhora a qualidade de vida dos frequentadores do projeto”, declarou a subsecretária da Semas, Irisângela Gambardela Teixeira.

VERÃO COM SAÚDE: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Washington Micias, professor do Núcleo Paralímpico da Semed, afirma que uma visão de integração é muito importante para o pleno desenvolvimento do trabalho: “O projeto proporciona a igualdade. Trabalhamos com verdadeiros vencedores”. Mateus Lemos Dias gosta de nadar e já fez muitas amizades no projeto: “Mais pessoas deveriam participar”.

Participantes do Projeto - Foto: Felix Falcão

Projeto

O Praia Legal promove a inclusão social das pessoas com deficiência por meio da acessibilidade às praias. O usuário é assistido por um educador social, por um educador físico e por um assistente social. Além deles, uma equipe de guarda-vidas fica monitorando o banho de mar. Em média, o usuário fica dentro d’água por 20 minutos.

O Projeto Praia Legal está localizado logo depois da Curva da Sereia, na Praia da Costa, próximo ao Clube Libanês. O serviço segue durante todo verão, de 8 às 17 horas. Para participar basta comparecer ao local.

Todas as segundas-feiras é dia de manutenção dos equipamentos e, portanto, o projeto também não recebe usuários para o banho de mar.