EDUCAÇÃO

Alunos participam de atividades lúdicas de aprendizagem

Projeto Pirata de Palavras foi desenvolvido com alunos do 2º ano de uma escola em Vitória

Em 03/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O objetivo principal era que, por meio da união de ideias e de um esforço conjunto, o grupo encontrasse o baú do tesouro, escondido em uma sala da unidade de ensino.

Conceitos de português, matemática e geografia, além de trabalho em equipe e afetividade. Tudo isso de forma lúdica, divertida e com muito aprendizado. Esse é o projeto "Pirata de Palavras", desenvolvido com os estudantes do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva, no bairro República.

Os trabalhos foram coordenados pelas professoras Márcia Mian, Marcia Ferreira e Fernanda Menezes. Leitura cartográfica, leitura de pistas, sequência numérica, investigação e dedução, além de muito trabalho em equipe e troca de experiências, foram algumas das dinâmicas propostas junto aos estudantes.

O objetivo principal era que, por meio da união de ideias e de um esforço conjunto, o grupo encontrasse o baú do tesouro, escondido em uma sala da unidade de ensino. O "guardião do tesouro" era um boneco de acrílico utilizado nas aulas de ciências para simular o esqueleto do corpo humano, que foi apelidado pelos estudantes como "Chico Tesouro".

Imersão e trabalho em equipe

Além disso, chapéus de pirata e tapa-olhos foram confeccionados com papel cartão e sulfite, para que os estudantes participassem dos momentos vestidos a caráter. Até as professoras entraram no clima da brincadeira e se fantasiaram para favorecer o ambiente lúdico e ajudar na imersão dos pequenos piratas na atividade.

"Propusemos várias situações com o objetivo de que os estudantes percebessem que a união faz as coisas caminharem, já que cada grupo responsável pelo resgate de cada pista somente conseguiria achar o tesouro com a montagem de todas as partes de mapa que cada grupo encontrou", destaca a professora Márcia Mian.

Foco na aprendizagem

A professora conta ainda que os estudantes participaram ativamente e que os objetivos propostos na atividade foram atingidos.

"Nosso objetivo é sempre o aprendizado dos estudantes, e tudo foi pensado e colocado em prática para que absorvam os conceitos da melhor forma. Foi gratificante presenciar a alegria estampada no rosto delas desde o início da proposta de trabalho", disse. (Secom/PMV)

Leia também:

Vitória inicia entrega de uniformes a crianças e estudantes
Busca ativa devolve 3.589 estudantes às escolas de Vitória
Estudantes têm até esta sexta para se inscrever no Prouni
Aracruz garante alimentação de qualidade aos estudantes
Começam as aulas na nova escola cívico-militar em Viana
Começam hoje as matrículas da primeira chamada do Sisu
Vitória convoca 445 profissionais para atuar na Educação
Municípios capixabas terão R$ 500 milhões para a educação
UniversidadES: Estado libera recursos para estruturar polos
MEC divulgou hoje resultado da primeira chamada do Sisu

TAGS: 
VITÓRIA | ESTUDANTES | ESCOLA | PIRATA DE PALAVRAS | LÚDICO