MEIO AMBIENTE

Alunos plantam árvores para salvar nascente que abastece escola

Será em Alto Tijuco Preto, zona rural do distrito de Paraju, Domingos Martins.

Em 12/12/2019 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Comunicação Uruçu Capixaba

Exercer a profissão de educador exige além de anos de estudo, um amor imensurável pelos alunos, em Alto Tijuco Preto, zona rural do distrito de Paraju, Domingos Martins. Esse amor transbordou as salas de aula e ocupou o terreno da propriedade ao lado da Escola, que atende crianças do ensino infantil até o 5º ano. Ali ao lado da escola fica a propriedade da família da professora Vanice Borghardt que por amor e carinho às crianças cedeu o espaço para elas praticarem educação física, jogarem bola nos fins de semana, e nesta sexta-feira (13), mais uma vez a dedicação dela vai possibilitar a 34 crianças uma ação de meio ambiente realizada pelo Projeto Uruçu Capixaba, patrocinado pela Petrobras.

Através do processo de conscientização e plantio de mudas ao redor da nascente as crianças aprendem a conservar o meio ambiente, contou o engenheiro florestal Guilherme Diniz, que já esteve anteriormente na escola, falando sobre a importância das abelhas Uruçu Capixaba. 

“São crianças que levam da escola para casa conhecimento, conscientização, ensinam à família sobre preservação ambiental, e conservação da água, solo, da fauna e da flora local”, destacou o engenheiro.

Os pequenos descendentes de pomeranos, são dedicados a terra onde vivem, muitos já cultivam suas próprias plantações, e desde cedo aprendem o trabalho na lavoura. De acordo com a professora Vanice, as crianças sentem muito orgulho de morar na região rural, e ajudar os pais na agricultura. 

“Sempre conversamos sobre o meio ambiente, falamos muito da preservação da nascente que abastece a escola, a igreja da comunidade, a minha casa, e casas da vizinhança. Incentivamos a plantação de frutas, a preservação dos animais, que estão vindo comer na nossa porta, porque não acham mais nada na natureza”, comentou a professora.

Além das crianças que têm entre 4 e 11 anos, a comunidade também vai participar do plantio coletivo de mudas. Para esta ação foram disponibilizadas 500 mudas de árvores frutíferas e nativas da região de mata atlântica. A nascente que passa pelo terreno da professora faz parte dos canais que abastecem o rio Jucu, responsável por pelo menos 25% do abastecimento de todo o Espírito Santo.

Uuçu Capixaba

O projeto Uruçu Capixaba é realizado no estado do Espírito Santo, pelo Ibramar – Instituto Brasileiro do Mar. O projeto atua com a restauração ecológica de 30 hectares e a educação ambiental, visando à valoração dos serviços ecossistêmicos no desempenho de florestas plantadas e fixação do carbono. Além disso, contribui para a proteção e redução do risco de extinção da Melipona capixaba, espécie de abelha sem ferrão, endêmica da região e de grande importância para polinização. 

O projeto já plantou aproximadamente 8.000 mudas de espécies nativas e ameaçadas de extinção da Mata Atlântica, repovoamento da abelha Uruçu Capixaba, também ameaçada de extinção e vem atuando em diferentes ações de educação ambiental junto às escolas e comunidade rural do município de Domingos Martins. (Com informações da Assessoria de comunicação e Relações com a Imprensa  Uruçu Capixaba)