ESPORTE INTERNACIONAL

América-MG empata em casa com Barcelona de Guayaquil

O time mineiro definirá sua passagem para a fase de grupos da Libertadores no Equador.

Em 09/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: AFP/DOUGLAS MAGNO (DOUGLAS MAGNO)

Sem Castillo e Díaz, dois atacantes, os equatorianos tiveram dificuldades de adaptação nos primeiros minutos, mas ainda assim tiveram chances claras de superar Jailson.

O América-MG ficou no empate em 0 a 0 com o Barcelona de Guayaquil nesta terça-feira (08), em Belo Horizonte, e definirá sua passagem para a fase de grupos da Copa Libertadores 2022 na próxima semana, no Equador.

Mas o resultado pode ser comemorado já que os mineiros poderiam até ter sofrido uma derrota no estádio Independência se o atacante do Barcelona, Carlos Garcés, não tivesse desperdiçado um pênalti nos acréscimos (90 + 1), após uma falta dentro da área cometida pelo goleiro Jailson sobre o meia Michael Carcelén.

Apesar do empate em casa, a defesa do goleiro de 40 anos fez o América-MG, estreante no torneio continental, sair de campo aliviado e com a cabeça erguida para a partida de volta da terceira fase, que será disputada na próxima terça-feira, em Guayaquil.

O Coelho de Marquinhos Santos, não se intimidou diante do time de Guayaquil, semifinalista da última Libertadores e que no Brasil teve o desfalque de quatro jogadores por lesão, incluindo os meias Erick Castillo e Damián Díaz.

Sem Castillo e Díaz, dois atacantes, os equatorianos tiveram dificuldades de adaptação nos primeiros minutos, mas ainda assim tiveram chances claras de superar Jailson.

O ponta Jonathan Perlaza (28) chutou cruzado da esquerda e a bola passou rente à trave. Depois o uruguaio Gonzalo Mastriani (34) fez o goleiro se esticar com um chute forte no ângulo superior esquerdo.

Os brasileiros responderam com um chute rasteiro de Wellington Paulista (38), após passe de Juninho, que o capitão, o goleiro Javier Burrai, defendeu.

A partir daí, e apesar de os técnicos terem feito alterações, as jogadas ofensivas pouco apareceram.

Apesar de ter as melhores chances de gol, o Barcelona, que eliminou o Universitario de Perú na fase anterior, parecia desconfortável contra um time jovial motivado a continuar escrevendo sua história na Libertadores.

Célico alertou na véspera da partida sobre a importância de capitalizar a velocidade e a força física dos pontas, mas não contava com os adversários roubando a bola e partindo para cima.

Apesar de ter a posse de bola, os mineiros sofreram para passar pela defesa equatoriana e levar perigo, ao contrário do que fizeram na virada de três gols contra o Guarani paraguaio na segunda fase.

Devido ao seu domínio, às vezes se descuidaram na retaguarda e o time visitante ameaçou levar uma vantagem para Guayaquil, mas Garcés cobrou o pênalti e a bola desviou levemente na trave direita de Jailson.

Nos últimos momentos do jogo, o América-MG quase comemorou a vitória. Lucas Kal ficou mano a mano com Burrai, mas o argentino conseguiu impedir que os mineiros comemorassem mais uma noite épica, como a de Assunção. (AFP/raa/cl/aam)

Leia também:

FIFA abre janela especial para jogadores na Rússia e na Ucrânia
Fórmula 1 não terá corrida na Rússia após rescisão de contrato
IPC volta atrás e veta a Rússia e Belarus na Paralimpíada
Max Verstappen renova contrato com a Red Bull até 2028
Dono do Chelsea, empresário russo decide vender o clube
Guerra na Ucrânia faz a Rússia sofrer sanções nos esportes
Fluminense vence o Millonarios e está na 3ª fase da Liberta
Fifa tira mando de campo e proíbe bandeira e hino da Rússia
Dono do Chelsea, russo Abramovich deixa o comando do clube
UE fechará espaço aéreo para Rússia e estuda área marítima

TAGS:
LIBERTADORES | AMÉRICA-MG | BARCELONA | GRUPOS | EMPATE | CLASSIFICAÇÃO