AGRICULTURA

Anec prevê queda na exportação de soja do Brasil em fevereiro

A redução esperada na exportação ocorre ainda com produtores vendendo mais lentamente.

Em 22/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Wenderson Araújo/Trilux/CNA

A estimativa de desembarques é de 8,3 milhões de toneladas em meio a uma colheita mais lenta em 2023.

A exportação de soja do Brasil em fevereiro foi estimada nesta quarta-feira (22) em até 8,3 milhões de toneladas, o que seria uma queda na comparação com o total embarcado no mesmo mês do ano passado, em meio a uma colheita mais lenta em 2023, de acordo com dados da Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais).

Até a semana passada, a Anec projetava exportação de soja em até 9,39 milhões de toneladas neste mês, volume que superaria os 9,1 milhões de toneladas de fevereiro de 2022. A estimativa é feita com base no total embarcado e na previsão de embarques.

O volume de 8,3 milhões de toneladas considera o ponto mais alto da previsão. Na faixa mais baixa, o Brasil exportaria 7,6 milhões de toneladas de soja neste mês.

A Anec não detalhou os motivos da redução. Até quinta-feira (16) da semana passada, o Brasil havia colhido cerca de um quarto da área de soja, versus 33% no mesmo momento do ano passado. Contudo, o total semeado na safra atual cresceu 4,4% para 43,3 milhões de hectares, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

A redução esperada nos embarques ocorre ainda com produtores vendendo mais lentamente sua safra, segundo consultorias privadas. Um exemplo pode ser visto na Coamo, maior cooperativa do Brasil, cujos associados só venderam antecipadamente 5% da produção, já que aguardam melhores preços.

Exportação de milho

A exportação de milho do Brasil neste mês foi estimada em 1,99 milhão de toneladas, em comparação com 2,11 milhões da projeção da semana anterior.

Apesar da redução na estimativa, os embarques deverão aumentar quase 1,5 milhão de toneladas na comparação com o mesmo período de 2022, com o país escoando estoques de uma safra recorde do ano passado.

A exportação de farelo soja do Brasil foi estimada em 1,54 milhão de toneladas, versus 1,86 milhão da estimativa da semana anterior. Se confirmado, o embarque do país ficaria praticamente estável ante fevereiro de 2022.

A exportação de trigo do Brasil deve alcançar 670,4 mil toneladas, ainda abaixo das mais de 900 mil toneladas de fevereiro de 2022, mas acima da projeção da semana anterior (489,6 mil toneladas). (Por Reuters, via Forbes Agro)

Leia também:

IBGE vê alta de 5,7% na safra de café do Brasil em 2023
Ferrugem asiática cresce na soja 22/23 do Brasil e eleva custo
São Mateus é a melhor cidade para fazer negócios no agro
Programa Municipal de Fruticultura de Linhares se expande
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em janeiro
Consulta pública da IN de criação de abelhas até quarta (25)
Seag discute ações para agronegócio do Estado com Cedagro
Conab estima produção de 54,94 milhões de saca de café
Produtores argentinos vendem 80,4% da safra de soja 2021/22
Café se mantém em baixa mesmo em dia de queda no dólar

TAGS:
EXPORTAÇÃO | QUEDA | SOJA | MILHO | PRODUTORES