SAÚDE

Anvisa autoriza fábrica argentina a produzir insumo para vacina

Expectativa é que a fábrica aumente as opções para fornecimento do insumo para a vacina

Em 10/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Reuters/Rachel Wisniewski/Direitos Reservados

Em 1º de janeiro deste ano, a Anvisa passou a ser o 54º membro do PIC/S, e a contar com o reconhecimento internacional da excelência das inspeções em boas práticas de fabricação de medicamentos.

Uma nova fábrica para produzir o insumo farmacêutico ativo biológico (Ifab) da vacina contra a covid-19, desenvolvido pela AstraZeneca, recebeu a Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo informou a agência brasileira nesta quarta-feira (10), a certificação, publicada em resolução ontem (9), foi dada à planta da mAbxience, da Argentina.

“As boas práticas de fabricação da linha de produção foram avaliadas por meio dos mecanismos de reliance estabelecidos pela Diretoria Colegiada para a certificação durante a pandemia. A empresa apresentou o relatório de inspeção integral emitido pela ANMAT, agência reguladora argentina e membro do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/S, do inglês, Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme), o que permitiu à Agência avaliar as condições fabris da planta sem a necessidade de inspeção presencial”, informou a Anvisa em nota.

A expectativa é que a fábrica argentina aumente o leque de opções para o fornecimento do insumo para a vacina após a inclusão desse novo local de fabricação no registro do produto.

Histórico

Em 1º de janeiro deste ano, a Anvisa passou a ser o 54º membro do PIC/S, e a contar com o reconhecimento internacional da excelência das inspeções em boas práticas de fabricação de medicamentos e insumos farmacêuticos de uso humano. (Por Karine Melo/Agência Brasil)

Leia também:

Vila Velha abre agenda para vacinação nesta quinta-feira (11)
Brasil recebe mais 1,7 milhão de doses da vacina da Pfizer
Novembro Azul: Prefeitura promove prevenção e cuidados
Mudança no ciclo menstrual indica riscos à saúde do coração
Serra vai começar a vacinação da 2ª dose em adolescentes
Vitória disponibiliza novo local de vacinação sem agendamento
OMS faz um alerta sobre nova fase de covid-19 na Europa
4,1 milhões de doses da vacina da Pfizer chegam ao Brasil
Cariacica vai ter vacinação sem agendamento até sexta (12)
Serra tem mais um semana de vacinação sem agendamento

TAGS:
ANVISA | AUTORIZAÇÃO | INSUMOS | COVID-19 | PANDEMIA