SAÚDE

Anvisa diz que vacinas em uso no Brasil não são experimentais

As vacinas tiveram seus dados de eficácia e segurança avaliados e aprovados pela agência.

Em 01/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Myke Sena/MS

Segundo a Anvisa, nenhuma vacina em uso no país foi dispensada de apresentação de dados de fase três da pesquisa clínica.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um comunicado nesta quinta-feira (30) para esclarecer que as vacinas em uso no Brasil não são experimentais e todas tiveram seus dados de eficácia e segurança avaliados e aprovados pela agência reguladora, com o uso dentro das indicações aprovadas.

"Todas as vacinas em uso no Brasil tiveram condução de estudo de fase três de pesquisa clínica e já encerraram esta etapa", afirma o comunicado. 

Segundo a Anvisa, nenhuma vacina em uso no país foi dispensada de apresentação de dados de fase três da pesquisa clínica. 

"Outros estudos adicionais podem e são conduzidos para aspectos específicos, como exemplo ampliação de público", destaca o comunicado.

Suspeita de covid-19 

A Anvisa ressalta ainda que pessoas já vacinadas contra a covid-19 mas que apresentem sintomas da doença devem passar por um exame de diagnóstico a pedido de um médico, que deve estar sempre atento ao quadro clínico apresentado pelo paciente. 

"Mesmo que sejam leves, sintomas como febre, cansaço, tosse, perda de paladar ou olfato, dor de cabeça e outros podem indicar que o indivíduo contraiu o novo coronavírus (Sars-CoV-2), mesmo após a vacinação", afirma a agência reguladora. 

Segundo a Anvisa, as vacinas autorizadas para uso no Brasil não interferem em resultados de exames de diagnóstico da doença. 

"Isso porque a tecnologia utilizada nos testes é o de ensaio molecular (RT-PCR) ou teste rápido de antígenos virais, que têm como foco identificar a circulação do vírus no organismo, no momento em que o exame é realizado", informa a agência. (Por Heloisa Cristaldo/Agência Brasil)

Leia também:

Outubro Rosa: Prefeitura da Serra trabalha pela saúde da mulher
Outubro Rosa: Unidades de saúde abrem vagas para exames
Covid: Agenda desta sexta tem mais 13 mil vagas para vacina
Prefeitura da Serra vai vacinar sem agendamento no terminais
Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta sexta (1º)
Secretaria de Saúde de Vitória monitora ILPI para idosos
​Quinta com 14 mil vagas para 2ª e 3ª doses em Vila Velha
Saúde vai abolir intervalo da vacinação contra covid-19 e gripe
Covid: sábado de vacinação sem agendamento em Vitória
Serra: “Corujão Rosa” fará atendimento gratuito em outubro
Pfizer pede à Anvisa que avalie eficácia de 3ª dose da vacina

TAGS:
ANVISA | VACINA | COVID-19 | EFICÁCIA | SEGURANÇA