EMPREGO & ESTÁGIO

Aplicativo ajuda desempregados a conseguir trabalho

App conecta mecânicos, funileiros, pintores, com oficinas que precisam de mão de obra.

Em 14/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Revista Reparação Automotiva

O aplicativo está disponível para ser baixado gratuitamente no Google Play e na App Store.

Assim como em outros setores da economia, a área de reparação automotiva foi marcada por muitas demissões ao longo de 2020, por causa da pandemia do coronavírus. Por isso, não poderia haver momento mais apropriado para o lançamento, agora, do MundoficinaAPP, um aplicativo que abriga um banco de dados de profissionais autônomos e desempregados disponíveis para a avaliação e um eventual contato de oficinas que precisem de especialistas para serviços pontuais – mas não estão dispostas a contratar ninguém com carteira assinada neste momento de incertezas.

O app, assim, estimula os acordos “por job”, dá visibilidade a esses profissionais (que, além do dinheiro pelo serviço, ganham novos contatos entre donos de oficinas) e ajuda a aquecer a economia no setor de reparação.

O aplicativo está disponível para ser baixado gratuitamente no Google Play e na App Store.

Todo o serviço de contratação é feito via aplicativo. Oficinas e profissionais não pagam nada para se cadastrar nem para realizar suas buscas. O app – assim como outras tecnologias sob demanda, como Uber, iFood e Rappi – é remunerado apenas com uma taxa sobre o valor combinado entre a oficina e o profissional, quando o serviço já tiver sido executado.

VITRINE PARA MECÂNICOS E REPARADORES

No cadastro gratuito do profissional, ele informa seus contatos, o tipo de serviço que deseja prestar, suas especialidades e até o valor que costuma cobrar. A partir daí, é só aguardar as notificações de oficinas que tenham se interessado por seu perfil para um trabalho específico.

Oficinas interessadas poderão conferir os dados de cada profissional. Ao selecionar um deles, ela vê um resumo de suas habilidades. Há inclusive um chat para tirar qualquer dúvida diretamente com o profissional. Escolheu? A oficina faz o pedido desse profissional e em instantes receberá uma confirmação dele. Então é só recebê-lo na data combinada para a execução do serviço.

Todos os pagamentos são realizados por meio do app, com as opções de boleto ou cartão de crédito.

“Com as recentes saídas da Ford e da Audi do Brasil, teremos ainda mais profissionais de reparação automotiva na informalidade”, analisa Cleber da Cunha, cofundador do aplicativo. “O MundoficinaAPP é um caminho para que esses trabalhadores continuem em contato com o mercado e em atividade, suprindo a demanda por serviços pontuais, tanto de oficinas independentes quanto de concessionárias.” (Com informações de PRESS 2 PLAY)