CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Aplicativo facilita comunicação por linguagem de sinais.

Aplicativo auxilia linguagem com deficientes auditivos.

Em 09/12/2015 Referência JCC

Traduzir texto e áudio para a linguagem dos sinais agora é possível com apenas um clique. A plataforma para dispositivos eletrônicos Hand Talk recebeu de incentivo do governo federal R$ 400 mil, por meio da Finep, empresa pública Financiadora de Estudos e Projetos. Até agora já foram realizados mais de 600 mil downloads e 80 milhões de traduções. A Finep é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com o auxílio de um intérprete virtual, o bonequinho 3D Hugo, os quase dez milhões de deficientes auditivos do Brasil (dos quais 344,2 mil são surdos e 1,7 milhão tem grande dificuldade de ouvir) ganharam uma ajuda para romper as barreiras da comunicação.

Em 2013, o software foi eleito o melhor aplicativo social do mundo no World Summit Award Mobile, da Organização das Nações Unidas (ONU). “Ganhamos visibilidade, estávamos crescendo, mas precisávamos de recursos para ampliar P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) em nossa empresa. Nesse sentido, a ajuda da Finep foi importantíssima para aprimorarmos a plataforma”, ressalta Ronaldo Tenório, publicitário e idealizador do aplicativo.

“Percebi que poderíamos acabar com a condição em que muitos surdos se encontram: estrangeiros em seu próprio país”, explica Tenório, lembrando que esse problema nasce em casa. “Muitos pais não conseguem entender os próprios filhos. Quando essa população sai de casa, o quadro se agrava: nada está acessível a ela. O Hugo surgiu para espalhar acessibilidade”.

O aplicativo criado por Tenório em parceria com os amigos Carlos Wanderlan (desenvolvedor) e Thadeu Luz (especialista em 3D), foi escolhido pelo Ministério da Educação para equipar os tablets adquiridos para a rede pública de ensino. A ferramenta tornou-se um complemento ao trabalho dos intérpretes em sala de aula.

Fonte: Portal Brasil com informações da Finep