ECONOMIA CAPIXABA

Apoiados pelo Sebrae, negócios capixabas participam da RuralTur

Evento é oportunidade para fortalecer a presença digital dos negócios do Espírito Santo.

Em 02/09/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sebrae

Este ano, a 16ª edição da Feira de Turismo Rural (RuralTur), que acontece entre 1 e 4 de setembro, será 100% digital e busca impulsionar e fortalecer a rede de negócios do Turismo Rural na América Latina.

Biscoitos caseiros, cafés especiais, artesanato, pacotes de turismo dentre outros produtos e serviços turísticos estão entre os negócios capixabas participantes na 16ª edição da Feira de Turismo Rural (RuralTur), evento promovido pelo Sebrae Paraíba que acontece do dia 1 a 4 de setembro. Este ano, a edição será 100% digital e busca impulsionar e fortalecer a rede de negócios do Turismo Rural na América Latina.

Observando a importância das plataformas eletrônicas para as empresas no cenário atual, o Sebrae no Espírito Santo iniciou um trabalho de mobilização de pequenos negócios capixabas para participarem não só como público, como também como expositores na 16ª RuralTur.

No período de preparação para a Feira, os empresários participaram de workshops eletrônicos, orientações de produtos e estruturação de lojas virtuais. Tudo aconteceu em formato digital, oferecido pelo Sebrae/PB em parceria com o Sebrae/ES.

A Família Venturim, de Venda Nova do Imigrante, é uma das expositoras do evento. De origem italiana, a família produz doces, biscoitos, crostines, massas e cafés, tudo caseiro e artesanal. Com os olhos no mercado atual, a empresária Ana Venturim acredita que a RuralTur é uma ótima oportunidade para estar por dentro das tendências do setor.

“Por conta desse novo modelo de vida online, estamos focando nesse segmento e buscamos por mais visibilidade no meio digital. Esperamos um maior fluxo na nossa loja virtual, que lançamos durante a pandemia, e também participaremos da rodada de negócio na programação do evento. Para mim, é simplesmente imperdível e estamos muito orgulhosos de representar o Espírito Santo”, relata a empresária.

Para além da temática rural e na esteira da inovação, a Feira também conta com cinco produções audiovisuais capixabas para serem veiculadas no CineRuralTur.

Para o analista da Unidade de Competitividade e Produtividade do Sebrae/ES, Ubirajara Nascimento, a 16ª RuralTur oferece uma série de oportunidades para os negócios capixabas, especialmente pelo alcance que consegue atingir.

“É uma ótima ocasião no mercado para visibilizar, divulgar e comercializar produtos e serviços do Espírito Santo em um evento que não é regional nem nacional, mas internacional. Tudo isso potencializa a competitividade das micro e pequenas empresas capixabas”, destaca o analista.

16ª RuralTur

A 16ª Feira de Turismo Rural é destinada a empreendedores, produtores e artesãos que fazem parte da cadeia produtiva do Turismo, Agronegócio e Economia Criativa. Em formato online, tem como tema em 2020 “A Inteligência do Turismo Rural”.

A programação, gratuita e online, é voltada para o desenvolvimento do setor no Brasil, conta com palestrantes nacionais e internacionais. Além das palestras e das vendas de produtos, o evento também é composto por visitas técnicas, rodadas de negócios e eventos paralelos.

Para a realização do evento, diversos parceiros foram contemplados, como o Instituto Brasil Rural, Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo do Ceará, além do Sebrae Paraíba, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Santa Catarina e Espírito Santo, o que beneficiará mais de 400 micro e pequenas empresas expositoras do Brasil. Mais informações em: https://ruralturdigital.com.br/  (Por: Gabriela Jucá - Assessoria de Comunicação Sebrae/ES)