MEIO AMBIENTE

Após denúncias, Aracruz resgata mais de 470 guaiamuns

Ação aconteceu após denúncia de que dois homens estavam realizando a cata dos animais

Em 24/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Humberto De Marchi-Secom/PMA

Após a apreensão, os guaiamuns foram devolvidos para o seu habitat natural e os indivíduos encaminhados para a delegacia.

Na madrugada desta terça-feira (24), a equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (Semam), em conjunto com a Polícia Militar, realizou o resgate de 473 guaiamuns, uma espécie de caranguejo que está ameaçada de extinção. A ação aconteceu após uma denúncia de que dois homens estavam realizando a cata dos animais nas localidades de Lameirão e de Lajinha, no distrito de Santa Rosa.

Após a apreensão, os guaiamuns foram devolvidos para o seu habitat natural e os indivíduos encaminhados para a delegacia e enquadrados na Lei Federal Nº 9605/98 e no Decreto Municipal Nº 12.507/2004, que determina crime na atividade de captura e venda de animais que estejam na lista de espécies ameaçadas de extinção. A previsão é de aplicação de multa de R$ 5 mil para cada animal capturado. 

“A informação que temos é de que esses homens são do nordeste, uma região brasileira onde o guaiamum já está escasso e, com isso, eles vêm até o Estado para realizar a cata ilegal do crustáceo. Por isso, é importante que a população seja parceira da Prefeitura e denuncie. Com essas ações conseguimos devolver o animal para o seu habitat natural e, assim, preservar a espécie”, destacou o secretário da Semam, Aladim Cerqueira. (Por Thais Tonini-Secom/PMA)

Leia também:

Prefeitura de Guarapari realiza Feira de Educação Ambiental
Nova Venécia promove “1ª Jornada do Meio Ambiente 2022”
Indústria do cimento contribui para destinação do lixo urbano
As mudanças climáticas pode causar extinção nos oceanos
Soluções de descarbonização da indústria siderúrgica.
Acordo prevê remuneração para conservação de florestas
ArcelorMittal deu início ao transporte com veículos a GNC
Força-Tarefa em Defesa da Amazônia permanecerá na região
Blitze Praia Limpa em Jacaraípe e Manguinhos nesta sexta
Fundação da Costa Rica faz plantio de 6 milhões de árvores

TAGS: 
ARACRUZ | DENÚNCIA | ANIMAIS | RESGATE | GUAIAMUNS