POLÍTICA NACIONAL

Após reportagem, Braga Netto e Lira negam ameaça às eleições

Braga Netto foi indagado sobre reportagem por jornalistas e respondeu: "mentira, invenção".

Em 22/07/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Isac Nóbrega/PR | Reprodução | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Ministro da Defesa e o presidente da Câmara dos Deputados se manifestaram sobre matéria: "Mentira, invenção".

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), desmentiram reportagem publicada nesta quinta-feira (22), pelo jornal O Estado de S. Paulo, que afirmou que o titular da Defesa ameaçou o presidente da Câmara com a não realização de eleições ano que vem caso a Casa não aprove o voto impresso.

De acordo com a reportagem do jornal, a ameaça teria sido enviada a Lira por Braga Netto por meio de um "importante interlocutor político" e teria levado o presidente da Câmara a alertar o presidente Jair Bolsonaro de que não participaria de um movimento de ruptura institucional.

Ao chegar nesta manhã ao Ministério da Defesa, Braga Netto foi indagado sobre a reportagem por jornalistas e limitou-se a responder: "mentira, invenção".

Lira, por sua vez, foi questionado sobre a reportagem pela Reuters e respondeu em uma mensagem de texto: "mentira".

Bolsonaro tem afirmado, sem apresentar provas, que o sistema de urna eletrônica --pelo qual se elegeu não só presidente, mas vereador e deputado federal por várias vezes-- é sujeito a fraude.

O presidente afirma que as eleições de 2018 foram fraudadas e que ele as teria vencido no primeiro turno. Chegou a afirmar que apresentaria provas da alegada fraude e foi provocado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o fizesse, o que não fez até agora. Recentemente disse que apresentará evidências de que a eleição de 2014 também teria sido fraudada.

Ao contrário do que afirma Bolsonaro, o sistema eletrônico de votação é auditável e, desde a implementação da urna eletrônica em 1996, nunca foi comprovada uma fraude realizada em todas as eleições feitas desde então.

Luís Roberto Barroso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse no Twitter nesta quinta-feira que conversou com o ministro da Defesa e com o presidente da Câmara dos Deputados e que ambos desmentiram a ele "enfaticamente" relatos de que Braga Netto teria feito ameaças à eleição do ano que vem.

"Conversei com o ministro da Defesa e com o presidente da Câmara e ambos desmentiram, enfaticamente, qualquer episódio de ameaça às eleições. Temos uma Constituição em vigor, instituições funcionando, imprensa livre e sociedade consciente e mobilizada em favor da democracia", escreveu Barroso em um tuíte. (Por Lisandra Paraguassu - Reuters) 

"Jornal mantém informações e reafirma que Braga Netto ameaçou eleições"

O jornal Estado de S.Paulo mantém as informações de que o ministro da Defesa procurou o presidente da Câmara para condicionar o processo eleitoral de 2022 com a implantação do voto impresso, numa clara tentativa de golpe. Tanto Netto quanto Lira desmentiram a versão do jornal e negam diálogo.

O Jornal Estado de S.Paulo declarou na manhã desta quinta-feira (22) que mantém as informações de que o ministro da Defesa, Braga Netto, procurou o presidente da Câmara, Arthur Lira, para condicionar o processo eleitoral de 2022 com a implantação do voto impresso, numa clara tentativa de golpe. 

Tanto Netto quanto Lira desmentiram a versão do jornal e negam que o diálogo tenha ocorrido. 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse nesta quinta-feira (22) ter conversado com Netto e Lira (PP-AL), e ambos negaram ameaça às eleições do próximo ano.

Saiba mais 

 Jair Bolsonaro não está isolado em seu projeto de implantar uma ditadura no Brasil. Ele conta com o apoio do general Braga Netto, seu ministro da Defesa e homem de confiança. É o que revelam as jornalistas Andreza Matais e Vera Rosa, em reportagem publicada no Estado de S. Paulo. "No último dia 8, uma quinta-feira, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), recebeu um duro recado do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, por meio de um importante interlocutor político. O general pediu para comunicar, a quem interessasse, que não haveria eleições em 2022, se não houvesse voto impresso e auditável. Ao dar o aviso, o ministro estava acompanhado de chefes militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica", apontam.

A portas fechadas, Lira disse a um seleto grupo que via aquele momento com muita preocupação porque a situação era “gravíssima”. "Lira considerou o recado dado por Braga Netto como uma ameaça de golpe e procurou Bolsonaro. Teve uma longa conversa com ele, no Palácio da Alvorada. O presidente da Câmara disse ao chefe do Executivo que não contasse com ele para qualquer ato de ruptura institucional. Líder do Centrão, bloco que dá sustentação ao governo no Congresso, Lira assegurou queiria com Bolsonaro até o fim, com ou sem crise política, mesmo se fosse para perder a eleição, mas não admitiria golpe", informam as repórteres. (Poder/Brasil247)

Leia também:

Braga Neto faz ameaça e condiciona eleições ao voto impresso
Impeachment: Vice-presidente da Câmara vai analisar pedidos
Bolsonaro é transferido para SP e pode passar por cirurgia
Comissão mista aprova relatório preliminar da LDO para 2022
Aziz manda prender ex-diretor da Saúde por mentir na CPI
Manifestantes protestam contra Bolsonaro em várias cidades
Ministro defende setores privados na contratação de obras
Denúncias de corrupção na Saúde pressionam governo
Câmara aprova PL que cria o Estatuto da Pessoa com Câncer
Governo Bolsonaro pediu propina de US$ 1 por dose de vacina
Senadores pedem que STF investigue Bolsonaro sobre Covaxin
Presidentes de partidos fecham posição contra voto impresso
Lula tem quase 50% das intenções de voto para 2022, diz Ipec
Alvo de investigações, ministro Ricardo Salles pode demissão
STF decidirá sobre suspensão da Copa América no Brasil
Em 1 mês, governo ignorou 10 emails da Pfizer sobre vacina
Senado aprova redução na tarifa de energia elétrica por 5 anos

TAGS: 
IMPEACHMENT | INVESTIGAÇÃO | PROPINA | ELEIÇÕES | BOLSONARO | LULA | CPI | POLÍTICA | GOVERNO