POLÍTICA INTERNACIONAL

Após Suécia, Dinamarca acusa Rússia de violar espaço aéreo

A Dinamarca acusou a Rússia de violar seu espaço aéreo com um caça de reconhecimento.

Em 02/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: EPA/Ansa-Brasil

Segundo o governo dinamarquês, o incidente ocorreu na noite do último 29 de abril e o caça russo sobrevoou a área ao leste de Bornholm antes de entrar no espaço aéreo sueco, em ato que também foi condenado por Estocolmo no sábado (30).

O governo da Dinamarca acusou a Rússia de violar seu espaço aéreo com um caça de reconhecimento e convocou o embaixador russo para prestar esclarecimentos, informou o ministro das Relações Exteriores, Jeppe Kofod, neste domingo (1º).

"Outra violação russa do espaço aéreo dinamarquês. Isso é completamente inaceitável e extremamente preocupante na situação atual", escreveu em sua conta no Twitter, informando que o diplomata russo será ouvido nesta segunda-feira (2).

Segundo o governo dinamarquês, o incidente ocorreu na noite do último 29 de abril e o caça russo sobrevoou a área ao leste de Bornholm antes de entrar no espaço aéreo sueco, em ato que também foi condenado por Estocolmo no sábado (30).

Em entrevista à emissora "SVT", o ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist, usou o mesmo tom da Dinamarca e disse que a ação "dada a atual situação da segurança é muito inapropriada".

Apesar de terem sempre posições mais neutras em conflitos, as duas nações se manifestaram rapidamente contra a invasão russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro, e aderiram às sanções aplicadas por países ocidentais contra Moscou.

Os suecos, inclusive, começaram a se movimentar para aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para poder contar com a defesa da aliança em caso de um ataque ordenado por Vladimir Putin. (Ansa)

Leia também:

Estados Unidos criticam convite a Putin para cúpula do G20
Rússia: Governo diz ter atingido fábricas de mísseis em Kiev
UE inicia mecanismo para suspender fundos para Hungria
Após reeleição, Macron promete enfrentar dúvidas e divisões
Secretário da ONU pede reuniões com Putin e Zelensky
Italiano Mario Draghi lamenta ineficácia do diálogo com Putin
Rússia expulsa membros de representação da União Europeia
Pentágono confiante que Ucrânia pode vencer a guerra
Ucrânia e Rússia terão nova rodada presencial de negociações
Alemanha estuda implementar sistema de defesa antimíssil

TAGS:
RÚSSIA | DINAMARCA | ESPAÇO AÉREO | VIOLAR | OTAN