TEMAS GERAIS

Após vencer o alcoolismo, mãe recupera guarda dos filhos

M.D.R, de 45 anos: Alcoolismo é considerado doença pela Organização Mundial da Saúde.

Em 12/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Luã Quintão-Secom/PMA

Com o apoio do Projeto Renascer Mulher, M.D.R, de 45 anos, moradora de Aracruz, travou uma batalha contra a dependência e, junto da equipe multidisciplinar, a Semds solicitou a internação compulsória.

Uma linda e inspiradora história de superação. M.D.R, de 45 anos, moradora do bairro Itaputera, Aracruz, está vencendo o alcoolismo, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e conseguiu reaver a guarda dos seus quatro filhos, conforme decisão judicial proferida nesta terça-feira (10).

Com o apoio do Projeto Renascer Mulher, a genitora travou uma batalha contra a dependência e, junto da equipe multidisciplinar, a Semds solicitou a internação compulsória, pois já havia sido constatado que a mesma não conseguiria zelar pelas crianças da forma como prevê as legislações vigentes. 

Após o período de internação e com o devido acompanhamento do projeto, M.D.R viu que não adiantaria fazer o tratamento sendo que o problema permanecia dentro da sua casa com o esposo, também alcoolista. Ao perceber que perderia a família com a decisão da esposa de se separar, o pai das crianças também decidiu travar a batalha e aderiu ao tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), no Bela Vista.

Conselho Tutelar

Devido ao consumo excessivo de álcool, muitas vezes os genitores não demonstram muito carinho, preocupação e afeto, deixando de cumprir com o devido papel. E esse foi o motivo que fez com que o casal perdesse a guarda dos quatro filhos e o poder familiar que tinha sobre eles. Durante dez meses, os quatro filhos da referida genitora - um de sete anos, um de nove anos e os gêmeos de dez anos - estão sendo assistidos pelo Conselho Tutelar e ficaram sob acolhida do abrigo Recriando Vidas. Durante esse tempo, os pais puderam visitá-los para que houvesse um fortalecimento de vínculos. 

Com muita determinação, a mãe está se dedicando à recuperação e, com a evolução, na tarde desta quarta, pôde receber os filhos na porta de casa com muita emoção. Como os assistidos ficam sempre abalados emocional e psicologicamente, os genitores e as crianças continuam sendo acompanhados pela rede de apoio (Conselho Tutelar, Projeto Renascer Mulher, CREAS, CRAS, Ministério Público).

“Estou muito feliz por ter os meus quatro filhos comigo novamente. Eu estava muito ansiosa. Continuarei fazendo todo o tratamento e acompanhamento que for necessário. Fui muito bem acolhida pela equipe do Renascer Mulher e todos os envolvidos, que me fizeram entender a real situação e suas consequências. Eu e meu esposo continuaremos longe da bebida para que nossa família volte a ser como antes, feliz. Sabia que meus filhos estavam sendo bem cuidados, mas queria eles perto de mim”, disse, emocionada, M.D.R.

Para quem lida com essa realidade, como é o caso das conselheiras tutelares, Fernanda Carvalho e Tatiane Borlini, o sentimento é de uma etapa vencida. 

“Esperamos que essa família seja reconstituída. Acompanhamos de perto a luta dessa mãe para que os filhos voltassem para o lar, o seu apego e amor. Nas visitas, a mãe falava que não queria que tirássemos os filhos dela, mas a situação se tornou caótica e insustentável do ponto de vista do bem-estar dos pequenos. Agora, torcemos para que os pais continuem cumprindo todos os acordos e que sejam felizes”, disse a conselheira tutelar, Fernanda Carvalho. 

Renascer Mulher

O Programa Renascer Mulher, que é realizado por meio de uma ação integrada das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) e de Saúde (Semsa), visa o fortalecimento das políticas públicas para o enfrentamento ao uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas por mulheres.

Apto a receber mulheres que são vítimas do uso abusivo das drogas, o Programa Renascer Mulher atende aquelas encaminhadas pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Delegacia da Mulher, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos projetos sociais do Município, além das demandas originárias das Secretarias executoras do programa.

“Resgatar histórias e vidas. Esse é o propósito do Renascer Mulher que, com a união e compartilhamento de esforços, responsabilidades dos envolvidos - mulheres atendidas, famílias e amigos -, e força de vontade, possamos obter resultados felizes e que as assistidas consigam retomar ao convívio familiar. Para o tratamento ser eficaz, é preciso que cada usuária reconheça  e aceite a situação vivida e queria, de fato, a mudança”, disse a secretária da pasta, Iohana Kroehling.

Onde buscar:
Aquelas que tiverem interesse em participar do Programa Renascer Mulher é só procurar voluntariamente o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). Telefone: 27 3270 - 7433 / 2228 / 2229. (As informações são da Secom/PMA)

Leia também:

Nasceu o bebê de número 1.000 do Hospital Materno Infantil
UE estuda emitir dívida para pagar reconstrução da Ucrânia
Ônibus: meio de transporte coletivo essencial e democrático
Crescem em 27% as reclamações sobre máquinas de cartões
Detran|ES promove a educação para o trânsito em Vitória
Procon-ES orienta sobre compras e trocas de presentes
Explosão em hotel em Cuba mata pelo menos 4 pessoas
Ucrânia anuncia nova troca de prisioneiros com a Rússia
Rússia desiste de parada militar em Mariupol em 9 de maio
ArcelorMittal premia as ganhadoras do Prêmio Mulher

TAGS:
ARACRUZ | PROGRAMA | MÃE | FILHOS | CALCOOLISMO | GUARDA