CENÁRIO EMPREENDEDOR

Aprendendo com o sucesso.

Sim, podemos e devemos aprender juntos.

Em 11/03/2015 Referência JCC: Prof. José Luiz Mazolini

Sempre que sou solicitado sobre a possibilidade e a disponibilidade para prestar orientações a empresas e empresários, treinar equipes, orientá-las para novos conhecimentos e oportunidades, desempenho pessoal e profissional, potencialização de resultados, etc., basicamente a resposta é quase sempre a mesma: “Sim, podemos e devemos aprender juntos.”

Guardo em meu escritório e estudo com relativa freqüência o livro “Aprendendo com o Sucesso”, de Gerhard Gschwandtner, fundador e editor da revista Selling Power. Com ele, estimulei o interesse por identificar e entender sobre “o que faz as pessoas felizes”. Na verdade, não importa muito a resposta que se dê a esta pergunta, ela terá sempre a mesma origem: o sentimento de realização, seja de um sonho, de uma meta profissional ou de um plano pessoal ou empresarial. Ser feliz não depende somente da vontade, mas da capacidade de pensar e agir positivamente e proativamente.

A atitude com que enfrentamos as adversidades da vida, quase sempre criadas por nós mesmos, determina o nosso sucesso ou fracasso em qualquer atividade. Sabe aquela história: Se bem sucedido, parabéns! Se fracassado, o problema é seu!... Sobre esta questão, já ouvi diversas pessoas se posicionando, ainda que não compreensivelmente: Se você sorrir, sorriremos juntos; se você chorar, irá chorar sozinho.

Estaria este tipo de comportamento motivado pela tal competitividade ou pela ausência de conhecimento sobre a importância da “lealdade”, uma das mais relevantes características da competência humana na arte de construir relacionamentos de confiança com outras pessoas e negócios de qualquer natureza.

Com as experiências adquiridas ensinando – e, ao mesmo tempo, aprendendo – em diversos treinamentos e palestras, sobre vendas e serviços, comunicação e relacionamento, gestão e liderança, construímos caminhos simples, porém eficazes para definir um propósito de vida, não desanimar diante das dificuldades, manter-se motivado e seguir na busca da realização pessoal, profissional ou empresarial, que nos permitem fazer diferenças impactantes no cenário.

Com as orientações do livro de Gerhard, consegui compreender que quem se dedica eficazmente a tudo o que faz não apenas atravessa pontes: as constrói. Ignora limites e se concentra nas oportunidades.

Autor

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.